Notícias : Anápolis

prevenir a obesidade infantil 1 2 3

Taxa de obesidade infantil em Anápolis é maior que média nacional

Os dados são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, que tem campanha de alerta sobre obesidade infantil

Vamos prevenir a obesidade infantil: 1,2,3 e já!

Esse é o tema de campanha lançada na última terça-feira, 10/08, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de alertar a sociedade sobre o problema da obesidade infantil.

Concomitante ao trabalho educativo, a Pasta está destinando cerca de R$ 90 milhões para estratégias de fortalecimento da nutrição infantil no País.

No lançamento da campanha, foi assinada uma portaria que institui a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), que busca articular as iniciativas nos estados, no Distrito Federal e nos municípios

Também foi assinada portaria que destina recursos a cidades de até 30 mil habitantes que registraram, em 2019, sobrepeso em mais de 15% das crianças menores de 10 anos.

O Ministério da Saúde também lançou um painel para apoiar os estados e municípios no acompanhamento nutricional das crianças menores de 10 anos na Atenção Primária à Saúde (APS).

Pela plataforma é possível acompanhar os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2018 a 2020. Além do que, é possível filtrar os dados por estado da situação das crianças por faixa etária.

Dados do painel
O CONTEXTO pesquisou a base de dados do Sisvan, em relação a situação nutricional das crianças anapolinas, com o comparativo dos índices registrados para o Estado de Goiás e para o País.

O painel informa a situação nutricional de crianças na faixa de 0 a 9 anos de idade, com cinco classificações: Baixo Peso, Peso Adequado, Sobrepeso, Obesidade e Excesso de Peso. Essa última classificação considera a soma das variantes de Sobrepeso e Obesidade.

Em Anápolis, conforme os dados apurados, o percentual de crianças com Baixo Peso é de 7,8%. Os números para Goiás nessa avaliação, são de 5,9% e 5,3%, respectivamente.

59,8% das crianças anapolinas estão com Peso Adequado. Os números para Goiás e Brasil são, respectivamente: 63,3% e 62,4%.

O percentual de crianças com Sobrepeso, em Anápolis, é de 8,4%. Em Goiás e no Brasil, os índices são de 8,1% e 8,6%, respectivamente.

O percentual de crianças com Obesidade, no Município, é de 7,1%. O registro está acima dos índices mensurados para Goiás e o Brasil, que são de 5,6% e 5,9%, respectivamente.

Por último, os dados do Sisvan apontam que o percentual de crianças com Excesso de Peso em Anápolis é de 15,6%, sendo que os dados para Goiás e o Brasil são de 13,8% e 14,5%, respectivamente.

Campanha
A campanha busca incentivar situações que podem contribuir com a saúde nutricional das crianças. São três vertentes:

Alimentação saudável, Atividade Física e Mais Brincadeiras.

Alimentação Saudável – visa estimular a criança a participar da escolha dos alimentos e do preparo das refeições. Arroz, feijão, frutas, legumes e verduras são a base para uma alimentação saudável.

Atividade física – Incentiva as crianças a participar de jogos e brincadeiras. “Pule, corra, brinque”.

Brincadeiras ao Ar Livre– Incentiva substituição do tempo dedicado aos aparelhos eletroeletrônicos, como o celular, por brincadeiras que movimentam o corpo.

Pandemia
O Ministério da Saúde destaca que a pandemia da Covid-19 também agravou a situação e teve impacto importante na alimentação das crianças e adolescentes, além do aumento do sedentarismo.

A interrupção significativa na rotina das crianças pode gerar impacto negativo na saúde mental e bem-estar, o que pode provocar um índice ainda maior de jovens com excesso de peso.

Portanto, os cuidados com a saúde de forma multidisciplinar devem ser intensificados, como a prática de atividade física e escolhas mais saudáveis na alimentação.

BY: Claudius Brito

[caption id="attachment_101934" align="alignnone" width="1024"] Vamos prevenir a obesidade infantil: 1,2,3 e já!  Esse é o tema de campanha lançada na última terça-feira, 10/08, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de alertar a sociedade sobre o problema da obesidade infantil.[/caption]
[caption id="attachment_101935" align="alignnone" width="1024"] Em Anápolis, conforme os dados apurados, o percentual de crianças com Baixo Peso é de 7,8%. Os números para Goiás nessa avaliação, são de 5,9% e 5,3%, respectivamente.[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo