Um grande momento do 8º Anápolis Festival de Cinema (AFC)

O Filme de Ficção-Cientifica “O Jardim das Pedras” teve a sua estréia no, VIII Festival de Cinema de Anápolis e saiu com os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Som e Melhor Curta-metragem de Ficção, poderia ainda ter levado o prêmio de Melhor Fotografia e melhor edição, pois estava simplesmente impecável.

Na oportunidade entrevistamos Absair Weston, Diretor e Roteirista da produção.

Leia a seguir os principais trechos deste agradável bate papo

.
Portal 7M – O que te inspirou a contar essa história? .

Absair Weston – Eu criei esse roteiro em 2014, após ler uma reportagem sobre o Cerrado goiano, esse bioma de 60 milhões de anos, tão importante para nossa região, que está ameaçado de extinção.

Portal 7M – Como foi o processo de criação do Roteiro? .

Absair Weston – Eu tinha umas fotos do Cerrado no meu computador e resolvi manipulá-las, tirei toda a vegetação, deixando um cenário inóspito. Ai comecei a imaginar uma personagem caminhando por esse cenário devastado com um “Hippo Roller” um tambor rolante de 300 litros, movido a energia solar, procurando água aqui, ali e acolá, em um mundo que o oxigênio já está em luto, que todos têm que usar óculos pra proteger os olhos das radiações solares.

Portal 7M – Porque um roteiro criado em 2014, só foi lançado agora? .

Absair Weston – Ainda no set de gravação, em uma locação verdadeiramente inóspita, comecei a imaginar um universo maior, cheio de muitos personagens, com uma trama mais complexa, e criei o Longa “Antropoceno”. Parei as gravações do curta e comecei a escrever a roteiro do Longa-metragem

Portal 7M – Mas não é fácil escrever e produzir um Longa-metragem de Ficção-Cientifica.

Absair Weston – Não mesmo, mas a trama estava toda na minha cabeça, não demorou muito pra eu terminar o roteiro, e retomei as gravações, terminamos de captar as imagens do filme em 2017 e levei para meu amigo Jhonatas Veloso, pra ele Editar, mas fui aconselhado por ele de preitear junto ao governo uma verba maior para fazer uma finalização primorosa. Concordei com ele, mas eu estava com muita vontade de lançar alguma coisa sobre o tema, resolvemos finalizar um curta baseado na ideia inicial.

Portal 7M – O que é Antropoceno?

Absair Weston – Antropoceno é um termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra.

Portal 7M – Qual é o tema abordado no filme Antropoceno? .

Absair Weston – É o mesmo do Jardim das Pedras, vamos falar de forma ficcional por meio de uma visão Apocalíptica de cunho ambiental no interior de Goiás, sobre um momento em que a destruição assolou o Cerrado, para tanto haverá a utilização da categoria analítica, mostrando o Cerrado Goiano como lócus que tem sofrido com a devastação de sua vegetação nascente e com a falta d’água, que já se constitui em uma realidade. Alem disso a trama narra o domínio dos Cristãos, o crescimento da nação mulçumana e a disputa por espaços.

Portal 7M – Eu assisti o Curta-metragem “O Jardim das Pedras” Gostei muito, mas quando vamos ver o Longa-metragem “Antropoceno”? .

Absair Weston – Breve! Eu estou também ansioso, pra ver a reação do publico, nós fizemos uma aventura de Ficção-Cientifica, eletrizante, ousada, com uma trama complexa, tocando em pontos delicados como raça superior, natureza e religião. Tenho certeza que Antropoceno vai agradar diferentes públicos.

SINOPSE:

Cerrado goiano – Brasil, ano de 2058.

Em um futuro distópico pós-apocalíptico, uma sangrenta guerra civil, motivada por interesses políticos, separa os estados brasileiros em varias nações. Goiás tornou-se uma República Parlamentarista, e vive um cenário de pesadelo, a pior seca de sua historia.

Com a falta de água crônica e o Ar cada dia mais comprometido.

Raquel (Priscila Weston) Sai por esse cenário devastado em busca de água, sem saber o que pode encontrar em sua Odisséia. –

O Jardim das Pedras é uma dramática Ficção-Cientifica que mostra um possível panorama do nosso futuro.

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=B_xx-FANoMI&t=24s

DIREÇÃO: Absair Weston

PRODUÇÃO: Priscila Weston –

SOM: Jackeline Weston –

ROTEIRO: Absair Weston

DIREÇÃO DE ARTE: Letícia Passos

FOTOGRAFIA: Absair Weston

AEREAS: Jesiel Passos e Andreiyve Melo

FIGURINO: Leandro Vasconcelos

EDIÇÃO: Jhonatas Veloso –

MÚSICA TEMA: Skeeter Davis – The End Of The World.

Leave a comment

Protected by WP Anti Spam