Jamel Cecílio, no Bairro Jundiaí
Vereadores se instalam na “nova casa” e miram formação de comissões
Nesta segunda-feira, 04/01, o dia começou com muita movimentação na mudança de gabinetes dos parlamentares para o novo espaço

Os vereadores eleitos e reeleitos para a 19ª legislatura já estão se acomodando nas novas instalações do Poder Legislativo, que passa a funcionar em um prédio alugado na Avenida Jamel Cecílio, no Bairro Jundiaí, deixando de funcionar no Palácio Santana e nos três anexos que eram, também, alugados para abrigar os gabinetes e a estrutura administrativa do Legislativo local.
Nesta segunda-feira, 04/01, o dia começou com muita movimentação na mudança de gabinetes dos parlamentares para o novo espaço. A Casa só retoma as atividades de plenário, ou seja, as sessões ordinárias, a partir de 1º de fevereiro.
Entretanto, as demais atividades foram retomadas, inclusive, com a volta ao trabalho dos servidores que estavam atuando em home office.
De acordo com o presidente da Mesa Diretora, Leandro Ribeiro (PP), apenas o plenário deve demorar um pouco mais, devido a necessidade de instalação equipamentos próprios de sonorização, acústica, internet, entre outros. Na volta das sessões, as atividades continuam no plenário anexo ao Palácio Santana, no Centro.
Comissões
Passada a ressaca da posse e da eleição da Mesa Diretora, os vereadores e vereadoras se concentram agora nas articulações para a composição das comissões técnicas.
Ao todo, são 10 comissões ativas. Entre elas, são consideradas as mais importantes e, por conseguinte, as mais “cobiçadas” são as de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia (CFOE).
A CCJR é a comissão que analisa todos os projetos que dão entrada na Casa, fazendo a análise dos técnico-jurídicos e da parte redacional das proposituras. Já a CFOE analisa os projetos de natureza fiscal e econômica, dentre eles, com destaque, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que são as ferramentas fundamentais para a gestão dos recursos públicos.
COMISSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS
Agricultura, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico- CAICDET
Constituição, Justiça e Redação- CCJR
Direitos do Consumidor- CDC
Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania- CDDHC
Direito do Servidor Público e do Trabalho- CDSPT
Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia- CECCT
Esportes, Lazer e Juventude- CELJ
Finanças, Orçamento e Economia- CFOE
Saúde, Saneamento e Assistência Social- CSSAS Urbanismo, Transporte, Obras, Serviços e Meio Ambiente- CUTOSMA
By Claudius Brito

