Notícias : Mundo» Notícias

Estadão Internacional

Avião da American Airlines colide no ar com helicóptero do Exército em Washington

Autoridades não divulgaram informações sobre vítimas do acidente; 64 pessoas estavam a bordo do avião enquanto três militares voavam no helicóptero

Autoridades norte-americanas informaram a queda de um avião nas proximidades do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, capital dos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira, 29.

O jato de passageiros Bombardier CRJ700 que partiu de Wichita, no Kansas, colidiu no ar com um helicóptero Sikorsky H-60 ​​do Exército enquanto se preparava para pousar.

As aeronaves caíram nas águas do rio Potomac, vizinho ao aeroporto.

No avião da American Airlines havia 60 passageiros e quatro tripulantes a bordo no momento da colisão.

No helicóptero, que realizava um voo de treinamento, estavam três militares. Informações sobre vítimas ainda não foram divulgadas pelas autoridades.

Horas após a colisão, a US Figure Skating, o órgão regulador americano do esporte, afirmou que vários membros da comunidade de patinação, incluindo atletas, treinadores e familiares, estavam no avião que caiu.

Estamos devastados por esta tragédia, disse Alex Schauffler, diretor de comunicações do órgão.

Mais tarde, o porta-voz do Kremlin, Dmitri S. Peskov, informou que patinadores artísticos russos e outros cidadãos russos também estavam no jato acidentado.

O presidente Vladimir Putin não tem planos de entrar em contato com Donald Trump para falar sobre o acidente, disse Peskov.

Em entrevista coletiva, o chefe do Corpo de Bombeiros de Washington, John Donelly, informou que 300 socorristas participam dos trabalhos de busca e resgate no local.

Segundo Donelly, o primeiro alerta sobre o acidente foi emitido às 20h48 (cerca de 23h no horário de Brasília), dez minutos depois as primeiras unidades chegaram ao local e localizaram a aeronave na água.

A prefeita de DC, Muriel Bowser, que também participou da entrevista, não deu informações sobre vítimas e não confirmou se algum corpo foi recuperado nas águas do Potamac.

Não posso dizer nada sobre a operação de resgate agora, disse a prefeita.

Apesar disso, o senador Roger Marshall, do Kansas, sugeriu que pode haver muitas fatalidades.

Quando uma pessoa morre, é uma tragédia, mas quando muitas, muitas, muitas pessoas morrem, é uma tristeza insuportável, disse ele.

Em uma publicação no X, antigo Twitter, o Secretário de Defesa Pete Hegseth disse que uma investigação foi iniciada imediatamente pelo Exército e pelo Departamento de Defesa para investigar as causas do acidente que ainda são desconhecidas.

 

Robert Isom, presidente-executivo da American Airlines, lamentou o ocorrido em um vídeo publicado no site da empresa e disse que a companhia aérea está cooperando com as autoridades que investigam o acidente.

Tudo o que podemos fazer, estamos fazendo, disse Isom, que anunciou que fará uma viagem para Washington para acompanhar o caso.

Todas as decolagens e pousos previstos no aeroporto Reagan foram interrompidos.

As atividades no local estão canceladas pela Administração Federal de Aviação até as 11h da manhã (13h em Brasília) de quinta-feira.

Os voos estão sendo transferidos para o Aeroporto Internacional Marshall de Baltimore-Washington.

Menos de 30 segundos antes da colisão, gravações de tráfego aéreo mostram controladores perguntando ao helicóptero se tinha o avião à vista e orientando a passar atrás da aeronave que pousava.

Um membro da tripulação no helicóptero responde que a aeronave está à vista e solicita

separação visual  com o avião que se aproxima, permitindo que ele voe mais perto do que seria permitido se os pilotos não vissem a aeronave.

Os controladores aprovaram a solicitação.

Cerca de 20 segundos depois, uma movimentação é ouvida no áudio e, segundos depois, os controladores começam a desviar as aeronaves do local do desastre.

Pouco após o ocorrido,

Trump disse ter sido informado sobre o terrível acidente e agradeceu aos socorristas pelo trabalho no local.

Em seguida, o presidente fez uma publicação no Truth Social e questionou as táticas do helicóptero militar e dos controladores de tráfego aéreo — ambas agências que se reportam a ele como presidente.

O avião estava em uma linha de aproximação perfeita e rotineira por um longo período de tempo em uma noite clara.

Trump questionou por que o helicóptero não subiu, desceu ou virou” e “por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião.

 

“Que noite terrível foi essa. Deus abençoe a todos vocês!”, acrescentou em outro post. /NYT e AP

,

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Faceboo
Telegram 

[caption id="attachment_179223" align="alignnone" width="1024"] Um helicóptero sobrevoa Rio Potomac, ao sul do Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington Foto: AP Photo/Mark Schiefelbein[/caption] [caption id="attachment_179224" align="alignnone" width="1024"] Luzes de veículos de emergência são vistas no Aeroporto Nacional Reagan em Washington, DC, após um acidente aéreo perto do Rio Potomac Foto: Ting Shen/TING SHEN[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo