Tecnologia
Bill Gates diz que proibir menores de 16 anos de usar mídias sociais é provavelmente uma “coisa inteligente”
Bill Gates diz que será "fascinante" ver se a iminente proibição da Austrália é benéfica
O cofundador da Microsoft, Bill Gates, disse que provavelmente é “inteligente” proibir todos os menores de 16 anos de usar as redes sociais .
Em meio à preocupação generalizada sobre o impacto das mídias sociais, o parlamento australiano votou no mês passado para proibir todos os menores de 16 anos de acessar essas plataformas tecnológicas , marcando uma das medidas mais rigorosas do mundo contra o uso da internet por menores.
De acordo com as novas regras , que entrarão em vigor dentro de um ano, plataformas como Instagram, TikTok e Facebook serão obrigadas a bloquear usuários menores de 16 anos ou correrão o risco de multas de até AUD$ 49,5 milhões (£ 25,7 milhões).
Falando sobre sua própria relação com a tecnologia quando criança, o Sr. Gates disse à BBC:
Tudo o que vem junto pode ser usado em excesso.
Quero dizer, há pessoas que acham que seus filhos leem demais e que eles deveriam sair e brincar.
Colocado para ele que o mesmo se aplica a celulares, o bilionário continuou:
Eu acho que isso é legítimo – a mesma coisa com videogames. Redes sociais ainda mais.
Sabemos que temos que pensar muito, principalmente sobre como as crianças usam, mas também quando os adultos o fazem.
Questionado se ele teria uma opinião sobre a idade em que seu neto deveria ter acesso às redes sociais, ele disse:
Acho que essa ideia de segurar as crianças até os 16 anos, o que aparentemente a Austrália vai tentar fazer, será fascinante ver se isso é benéfico.
Acho que há uma boa chance de que isso seja uma coisa inteligente.
Falando sobre a proibição australiana, o primeiro-ministro Anthony Albanese reconheceu anteriormente que proteger todas as crianças seria difícil, mas disse aos pais que o governo “está protegendo vocês”.
O Sr. Albanese disse:
Sabemos que a tecnologia avança rápido. Nenhum governo será capaz de proteger todas as crianças de todas as ameaças – mas temos que fazer tudo o que pudermos.
Os pais estão preocupados com isso. Sabemos que eles estão trabalhando sem um mapa – nenhuma geração enfrentou esse desafio antes.
O secretário de tecnologia do Reino Unido, Peter Kyle, disse em novembro que estava em contato com o governo australiano sobre a proibição e sugeriu que estava aberto à ideia de uma medida semelhante na Grã-Bretanha, mas depois insistiu que nenhum plano desse tipo estava em pauta no momento.
Embora a idade mínima para criar uma conta na maioria dos aplicativos de mídia social seja 13 anos, o regulador britânico Ofcom alertou em 2022 que quase um quarto das pessoas entre oito e 12 anos que usam mídias sociais têm um perfil que as faz parecer ter 18 anos ou mais.
Isso significa que há muitas crianças por aí que podem correr o risco de ver conteúdo potencialmente prejudicial e até mesmo contato de outros usuários que desconhecem sua idade real, alertou o regulador.
Como parte da tão aguardada Lei de Segurança Online do governo, aprovada pelo parlamento em 2023, a Ofcom publicou seu primeiro conjunto de novas regras em dezembro , que exigirá legalmente que os sites de mídia social tomem medidas contra conteúdo ilegal.
O regulador disse que as plataformas teriam até março para avaliar o risco de seus usuários encontrarem conteúdo ilegal e implementar medidas de segurança para mitigar esses riscos, ou enfrentariam ações de execução se não cumprissem.
De acordo com a Lei de Segurança Online, a Ofcom tem o poder de multar empresas em até £ 18 milhões ou 10% de seu faturamento global qualificado e, em casos muito graves, pode solicitar o bloqueio de sites no Reino Unido.
Os comentários do Sr. Gates vieram antes da publicação de seu livro de memórias Source Code.
Falando ao The Independent , o filantropo se abriu sobre seu relacionamento com o colega bilionário e dono da X, Elon Musk.
Ele foi gentil comigo às vezes, e mau comigo às vezes, disse o cofundador e filantropo da Microsoft.
Vou tentar trabalhar com ele porque ele é brilhante, rico e influente”
Por: Andy Gregório
Link original da matéria:
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram