Notícias : Brasil

ABED

“A previdência necessária para a democracia com justiça social”

O evento será realizado dia 19 de março, das 19 às 21 horas, no auditório da Central única dos Trabalhadores-CUT-DF, nos fundos do CONIC e será aberto ao público em geral.

A Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia do Distrito Federal promoverá a mesa redonda

“A Previdência Necessária Para a Democracia Com Justiça Social”,

reunindo os debatedores

Marcos Rogério de Souza (representante da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia),

Carlos Gabas (ex-ministro da Previdência Social) e Paulo Klias (doutor em Economia e membro da ABED-DF).

  • A moderação será feita por Esther Bemerguy e Clovis Scherer, ambos da ABED-DF O evento será realizado
  • dia 19 de março, das 19 às 21 horas, no auditório da Central única dos Trabalhadores-CUT-DF, nos fundos do CONIC e será aberto ao público em geral.

O objetivo da mesa redonda é propiciar reflexão, debate e análise da proposta de reforma da previdência encaminhada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional.

A ABED-DF pretende oferecer novas visões e se contrapor ao pensamento dominante, pois o governo e sua base aliada no congresso, e também a grande mídia, estão tratando a previdência como instrumento para solução do Déficit Público e de retomada do crescimento econômico e da confiança do empresariado nacional.

Além disso, a proposta do governo prevê redução e/ou extinção de importantes conquistas da Constituição Federal de 1988, como a Seguridade Social, com prejuízo principalmente para a população mais pobre, bombardeada por informações distorcidas e até por Fake News.

Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia-ABED, promotora dessa mesa redonda, é uma entidade que vem se organizando nacionalmente com a finalidade de lutar pelas liberdades democráticas fundamentais, pela defesa das conquistas sociais da CF de 88 e pela busca do desenvolvimento com equidade social e preservação ambiental.

Para tanto, objetiva se contrapor às ideias liberais que prejudiquem a construção e manutenção do Estado de Bem Estar Social. A ABED atuará em sintonia com outras entidades de defesa da Democracia, movimentos sociais e com a sociedade civil em geral.

Apesar de possuir caráter nacional, a associação objetiva criar coletivos estaduais. O Distrito Federal e os estados de São Paulo, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Minas Gerais já possuem coletivos, e os estados de Pernambuco, Pará, Alagoas e Paraná encontram-se em fase de estruturação.

Existe também um coletivo internacional com economistas que estudam ou trabalham fora do país, mas continuam atentos às recentes ameaças à Democracia brasileira.

Janice Câmara
Jornalista e Economista da Abed-DF

Curriculum dos debatedores, extraído do evento recém-criado no FaceBook

“PREVIDÊNCIA necessária para a democracia com justiça social”.

DEBATEDORES

1-Marcos Rogério de Souza, advogado, mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e assessor jurídico da Liderança do PT no Senado Federal. É membro fundador da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD.

2- Carlos Gabas, contador, Pós-Graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá de Henares, Espanha. Foi bancário na década de 80 e professor do curso Técnico em Contabilidade na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Araçatuba. É Técnico do Seguro Social (atualmente licenciado). Foi consultor e avaliador do Programa de Qualidade do Governo Federal (2001- 2002), coordenador de qualidade do Projeto Novo Modelo de Gestão do INSS (2002), Superintendente Estadual do INSS-SP (2003-2004), Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social, e Ministro da Previdência Social e Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, (entre os anos de 2010 e 2016). Foi Presidente da Organização Iberoamericana de Seguridade Social-OISS (2004 a 2008) e Vice-Presidente da OISS (2014 e 2016).

3-Paulo Kliass formado em Administração Pública pela FGV/SP em 1985, mestre em Economia pelo IPE/FEA/USP e doutor em Economia pela Universidade de Paris 10 (Nanterre). Foi funcionário do Banco do Brasil (1980 a 1990) e desde 1997, é da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental-EPPGG, do governo federal onde ocupou diversos postos, e atualmente está lotado no IPEA.

Moderadores
Clovis Scherer é economista pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto Internacional de Estudos Sociais, de Haia (Holanda) e coordenador de pesquisas do DIEESE, onde atua desde 1989 e presta assessoria ao movimento sindical no tema da Previdência.

Esther Bemerguy de Albuquerque é economista, especialista em Teoria Econômica; ex-funcionária do Banco do Brasil (1983 a 1995) e ex-Secretária Municipal de Finanças e de Saúde de Belém (PA), em 1997 e 2003. Foi Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/PR), de 2004 a 2011 e Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI/MPOG), de 2012 a 2014, ambos no governo federal.

A Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia do Distrito Federal promoverá a mesa redonda
“A Previdência Necessária Para a Democracia Com Justiça Social”. Reprodução
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo