JUSTIÇA
Abuso de autoridade. Promotor da voz de prisão a advogado em audiência
Mas acaba sendo um denunciado pelo MPF e paga R$ 10 MIL pra encerrar processo
O promotor público Marcelo Vilela Tannus Filho foi denunciado por abuso de autoridade pelo Ministério Público Federal.
Ele deu voz de prisão ao advogado Alisson Pereira do Rozário, durante uma audiência, em 2019.
O promotor público Marcelo Vilela Tannus Filho foi denunciado por abuso de autoridade pelo Ministério Público Federal. Ele deu voz de prisão ao advogado Alisson Pereira do Rozário, durante uma audiência, em 2019.
O membro do parquet entendeu que a ação foi um desacato. A denúncia é assinada pela procuradora regional da República Raquel Branquinho e atende a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal.
O caso foi parar no TRF, onde foi oferecida a denúncia contra o promotor. Mas, para extinguir o processo, ele optou por fazer uma transação penal, pagando multa de R$ 10 mil para não correr o risco de ser condenado.
O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr., disse que
“o oferecimento de denúncia contra um membro do Ministério Público pelo crime de abuso de autoridade é raro e extremamente pedagógico”.
Para eçe,
“esse caso é um dos maiores absurdos de que já se noticiou sobre abuso de autoridade, pois se deu no meio de uma audiência, no exercício das funções”.
Link original da matéria:
https://terrabrasilnoticias.com/2020/10/abuso-de-autoridade-promotor-da-voz-de-prisao-a-advogado-em-audiencia-mas-acaba-sendo-denunciado-pelo-mpf-e-paga-r-10-mil-pra-encerrar-processo/
O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr., disse que “o oferecimento de denúncia contra um membro do Ministério Público pelo crime de abuso de autoridade é raro e extremamente pedagógico”.[/caption]



