DITADURA
Alexandre de Moraes proíbe eleitor de usar celular na votação.
O desrespeito será considerado “ilícito eleitoral” e poderá resultar em punições.
O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidiu sessão nesta quinta (25 de agosto) em que foi decidido, por unanimidade, a proibição do uso do celular na cabine de votação.
O aparelho
deverá ser deixado com o mesário da seção eleitoral na hora de votar na urna eletrônica. A medida foi aprovada sob a justificativa de evitar coações, fraudes e a violação do sigilo do voto. O desrespeito será considerado “ilícito eleitoral” e poderá resultar em punições.
Os mesários
poderão chamar a Polícia Militar para que a medida seja cumprida. Além disso, o juiz responsável pela zona eleitoral também poderá ser acionado caso alguém se recuse a entregar o celular.
Os ministros
também abriram a possibilidade de se instalar detectores de metal nas seções eleitorais em situações excepcionais, para evitar que alguém entre com o aparelho escondido. A decisão sobre a instalação do equipamento, contudo, deverá ser do juiz responsável pelos locais de votação.
Estado Polialesco??
— Elisa Brom (@brom_elisa) August 25, 2022
A decisão do TSE
desta quinta foi tomada a partir de uma consulta feita pelo partido União Brasil (União), que questionou a Corte se os mesários poderiam reter os aparelhos de telefonia celular e afins, em cumprimento à expressa proibição na lei de portar tais aparelhos na cabine de votação.
Moraes
mencionou que quem descumprir a regra pode incorrer no artigo 132 do Código Eleitoral, que prevê detenção de até dois anos para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto.
By: JOSÉ LINHARES JR.
Link original da matéria:
https://linharesjr.com/2022/08/alexandre-de-moraes-proibe-eleitor-de-usar-celular-na-votacao/
https://twitter.com/viviapmeireles/status/1562900234526924801
Eleitores que se recusarem a entregar aparelho aos mesários poderão ser presos em flagrante e pegar até dois anos de prisão- Igo Estrela/Metrópoles[/caption]



