Coronel Marcelo Fernandes comenta
Dia da Aviação de Caça no Brasil
A cachaçaria Carreiro, homenagia uma nova etapa da Aviação de Caça no Brasil, lançou a cachaça F-39, envelhecida 25 anos em tonéis de carvalho

Quando a aviação começou a ser utilizada como arma de guerra, a partir de 1912, logo se percebeu que as aeronaves podiam ser utilizadas para tarefas antes cumpridas pela cavalaria: reconhecimento e ataques localizados.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
a aviação de combate foi ganhando importância, com os raides de bombardeio e as missões de combate contra as aeronaves do inimigo
Assim, passou aos céus tarefas antes cumpridas em solo, com missões de ataques táticos, reconhecimento armado e combate às aeronaves dos inimigos, que logo foram chamadas de Missões de Caça.
Na segunda Guerra Mundial,
a Aviação de Caça ficou definitivamente marcada, seja pelo apoio à infantaria, reconhecimento aéreo, escolta de aeronaves bombardeiros e missões de interdição de comboios no solo.
O Dia da Aviação de Caça no Brasil
é celebrado em 22 de abril porque nesta data, em 1945, durante a campanha na Segunda Guerra Mundial, os aviadores brasileiros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em um único dia.
Hoje, a Aviação de Caça
é fundamental para negar ao inimigo o uso do espaço aéreo e manter a soberania nacional nos ares.
A cachaçaria Carreiro
, em homenagem a uma nova etapa da Aviação de Caça no Brasil, lançou a cachaça F-39, envelhecida 25 anos em tonéis de carvalho, adotando como rótulo o código de chamada das novas aeronaves Gripen da Força Aérea Brasileira.
À la Chasse!
By: Carlos Marcelo Cardoso Fernandes
Coronel Intendente da Reserva da Aeronáutica; Administrador de Empresas; Especialista em Orçamento, Planejamento e Gestão Pública; Especialista em Logística Empresarial. Colaborador do 7Minutos



