"Ocorrência Na Rede De Operação"
Equatorial Aponta ‘Esquema De Alívio De Carga’ Como Causa De Apagão No Brasil.
Falta de energia foi sentida todos os estados em que há concessão do grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul).

O Grupo Equatorial Energia informou que a atuação do ‘Esquema Regional de Alívio de Carga’ causou a interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país a partir das 8h30 desta terça-feira (15).
O esquema consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada, segundo a empresa.
ONS
Por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão elétrico que afetou pelo menos 18 estados e o Distrito Federal foi causado por uma “ocorrência na rede de operação”, mas sem detalhes.
Segundo o operador, o problema interrompeu a transmissão de 16 mil megawatts (MW) de carga, o que levou à falta de energia em estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste.,
A ‘Ocorrência no sistema’, segundo a ONS, provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Com isso, a interrupção no Sul e no Sudeste “foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
O g1 apurou que houve relatos de falta de energia em todas as regiões do país. Também em nota, o Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma “sala de situação” para monitorar o caso.