By Terça Livre
Eustáquio já estava paraplégico quando foi socorrido, aponta laudo
Laudo médico do jornalista Oswaldo Eustáquio aponta que ele já estava paraplégico quando foi socorrido ontem (21) do presídio para o Centro de Traumas do Hospital de Base de Brasília.
O documento, divulgado pelo jornalista Allan dos Santos do Terça Livre, aponta que Eustáquio caiu após subir na privada para arrumar o chuveiro da cela onde estava.
“Quando foi socorrido, já se encontrava paraplégico”,
diz o laudo que também aponta para o fato de que o profissional estava há cinco dias sem comer e beber.
“Relata que está, por livre escolha, há cinco dias, sem comer e sem tomar água”.
Uma tomografia constatou que Eustáquio sofreu lesão na quinta vértebra da coluna. O ferimento precisa ser investigado por uma ressonância magnética.
De acordo com a deputada federal Bia Kicis, o Hospital de Base não possui o aparelho necessário para o exame.
“Falei com o secretário de segurança do DF, Anderson Gustavo, para garantir junto ao governo que a ressonância seja feita nas próximas horas a fim de que se identifique a real extensão da lesão e se dê o tratamento a tempo”, informou a parlamentar.
A esposa de Eustáquio, Sandra Terena, publicou há pouco no Twitter que o jornalista ainda não fez a ressonância e que o exame será realizado às 15h.
Também informou que o quadro de saúde dele é estável e que continua sem autorização para ver o marido.
Eustáquio está preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desde a última sexta-feira (18).
No dia 15 dezembro, o jornalista esteve no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em Brasília, para uma audiência sobre a violação dos Direitos Humanos contra conservadores no Brasil.
Segundo sua assessoria de comunicação (ASCOM OE), ele teria recebido uma autorização para saída da prisão domiciliar.
Eustáquio é investigado no inquérito 4828 que trata das “manifestações antidemocráticas”.
O Terça Livre já mostrou que o Inquérito, além de ter sido construído a partir de provas forjadas, também não define quais os fatos investigados e os crimes em que esses fatos se enquadram.
Veja o laudo de Eustáquio:
Laudo médico: @oswaldojor está paraplégico. pic.twitter.com/v4O9S4kNDL
— Allan Dos Santos (@allanldsantos) December 22, 2020
Atualização: estou aqui no hospital e nos foi informado que o @oswaldojor ainda não fez a ressonância. O exame será realizado às 15h e o quadro de saúde dele é estável. Continuo contando com as orações de vocês pela pronta recuperação do meu marido. Eu ainda não pude vê-lo.
— Brasil Podcast (@brasilpodcastbr) December 22, 2020
By Bruna de Pieri
Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.
Link original da matéria:
https://tercalivre.com.br/eustaquio-ja-estava-paraplegico-quando-foi-socorrido-aponta-laudo/
O @mdhbrasil prestou todo o atendimento possível ao jornalista Oswaldo Eustáquio e já deu encaminhamentos às suas solicitações. E também acompanha o atendimento médico realizado após ele ter se machucado na prisão.
👉Acesse nota divulgada no Portal: https://t.co/cZylu8gBWd pic.twitter.com/pAtWrGE71r
— Damares Alves (@DamaresAlves) December 22, 2020
“Quando foi socorrido, já se encontrava paraplégico”, diz o laudo que também aponta para o fato de que o profissional estava há cinco dias sem comer e beber.[/caption]



