Denuncia....by Oswaldo Eustáquio
FBI e CIA descobrem espião chinês no Brasil,
Jornalista disse ter obtido acesso a "documentos secretos" que comprovariam o esquema
Nesta segunda-feira (3), o jornalista Oswaldo Eustáquio publicou uma reportagem em seu canal do YouTube afirmando que o FBI e a CIA descobriram a existência de um suposto espião do governo chinês no Brasil. Em seu vídeo, ele falou de documentos que comprovariam a acusação.
De acordo com o jornalista, “documentos secretos” das duas agências americanas revelariam que o governo chinês “recrutou um professor brasileiro” para o serviço de espionagem.
O objetivo, informou Oswaldo Eustáquio, seria “cooptar agentes políticos brasileiros para criar um ambiente favorável” para a empresa Huawei conseguir a concessão da tecnologia 5G no Brasil.
Ao longo do vídeo de 8 minutos, Eustáquio explicou detalhes do suposto esquema e mostrou como ele funcionaria.
Nas redes sociais, a revelação feita pelo jornalista acabou gerando um intenso debate.
Link original da matéria:
https://pleno.news/brasil/politica-nacional/fbi-e-cia-descobrem-espiao-chines-no-brasil-diz-eustaquio.html
Atualização do assunto:
Oswaldo Eustáquio revela investigação contra espião chinês no Brasil
CIA e FBI pedem colaboração da Polícia Federal em operação sobre a Huawei contra Evandro Menezes de Carvalho, coordenador do núcleo de estudos Brasil-China
O jornalista Oswaldo Eustáquio revelou, ontem (03), a existência de um serviço de espionagem chinesa no Brasil com a função de abrir caminhos para a inserção preponderante de tecnologias e políticas do governo da China em território brasileiro.
Documentos sigilosos das agências de inteligência dos Estados Unidos, CIA e FBI, apontam uma investigação contra Evandro Menezes de Carvalho, professor da FGV e coordenador do núcleo de estudos Brasil-China.
Dados indicam cooptação pelo governo comunista para congregar agentes políticos que atuem em favorecimento da empresa chinesa Huawei na sessão da tecnologia 5G no Brasil. As autoridades norte-americanas, portanto, solicitam a colaboração da Polícia Federal e sugerem a quebra de sigilo telemático do professor, mas se queixam da morosidade do sistema.
Ao ser procurado pela reportagem para que lhe seja dado o direito de resposta à acusação de espionagem, Evandro Menezes de Carvalho se recusa a comentar o assunto e alega que “este não é um procedimento correto de uma república democrática.”
De acordo com a denúncia de Oswaldo Eustáquio, a primeira personalidade política cooptada teria sido ex-presidente da República Michel Temer, em 2016, época em que Evandro esteve na China para sistematizar o encontro com o ditador Xi Jinping, menos de um mês após o impeachment de Dilma Rousseff.
O senador José Serra, que esteve na comitiva chinesa, é outro parlamentar destacado entre os projetos de fortalecimento do governo comunista, inclusive com o alinhamento de parcerias durante a eleição do atual governador de São Paulo João Dória.
Em setembro deste ano, há previsão para uma reunião entre empresários chineses que pretende avaliar negociações de compra de portos marítimos e terras para cultivo de soja e construção de estradas de ferro. Além de aspectos sobre o domínio da tecnologia 5G.
Link original da matéria:
https://relevante.news/politica/oswaldo-eustaquio-revela-investigacao-contra-espiao-chines-no-bras
Quem é Evandro Menezes de Carvalho
Doutor em Direito Internacional pela USP. Mestre em Integração Latino-americana pela UFSM. Bacharel em Direito pela UFPE. Foi professor visitante do Center for BRICS Studies da Fudan University e Senior Scholar da Shanghai University of Finance and Economics. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi). Professor de direito internacional e Coordenador do Núcleo Brasil-China da FGV Direito Rio.
Oswaldo Eustáquio revela investigação contra espião chinês no Brasil. CIA e FBI pedem colaboração da Polícia Federal em operação sobre a Huawei contra Evandro Menezes de Carvalho, coordenador do núcleo de estudos Brasil-China Reprodução/Youtube/FGV[/caption]
Oswaldo Eustáquio revela investigação contra espião chinês no Brasil. CIA e FBI pedem colaboração da Polícia Federal em operação sobre a Huawei contra Evandro Menezes de Carvalho, coordenador do núcleo de estudos Brasil-China Reprodução/Youtube/FGV[/caption]



