dizem ministros,
Indicação de Bia Kicis na CCJ seria declaração de guerra ao STF
Deputada bolsonarista já entrou em conflito com a Corte diversas vezes e é autora da PEC que pede aposentadoria compulsória de ministros que completarem 70 anos
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) teriam recebido a notícia da provável indicação da deputada Bia Kicis (PSL-DF) à CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) como uma declaração de guerra ao Supremo.
Segundo apuração da CNN Brasil , ministros do Supremo procuraram ministérios de Jair Bolsonaro e parlamentares do alto escalão para demonstras insatisfação com a entrega da principal comissão da Câmara à deputada.
O desconforto decorre do fato de que Kicis. ao longo do seu mandato de deputada, protagonizou diversas afrontas à Corte.
Entre elas, o pedido de impeachment dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além de ter xingado o ministro aposentado Celso de Mello de “juiz de merda”.
A parlamentar também é autora de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para antecipar a aposentadoria dos integrantes da corte para 70 anos.
A intenção de Kicis é possibilitar Bolsonaro de indicar mais nomes ao tribunal até o fim de seu mandato, já que, se a PEC for aprovada, os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski teriam de se aposentar.
Hoje, os ministros se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. Assim, até o fim de 2022, Bolsonaro indicará apenas o sucessor do agora decano Marco Aurélio Mello.
Link original da matéria:
https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2021-02-03/indicacao-de-bia-kicis-na-ccj-seria-declaracao-de-guerra-ao-stf-dizem-ministros.html
Ed Raposo da sua pitata no assunto com maestria
Deputada bolsonarista Bia Kicisl. Michael Melo/ Metrópoles[/caption]



