Perpetraram um massacre moral
Nise Yamaguchi processa Omar Aziz e Otto por misoginia e humilhação
A informação foi dada neste sábado pela CNN Brasil. Na ação, diz a emissora, o advogado de Nise diz que os senadores abusaram do direito da imunidade parlamentar e “perpetraram um verdadeiro massacre moral”.

A médica Nise Yamaguchi entrou com processo contra os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Otto Alencar (PSD-BA) após seu depoimento à CPI da Covid no último dia primeiro. A oncologista alega ter sido vítima de misoginia e humilhação durante a oitiva.
A informação foi dada neste sábado pela CNN Brasil. Na ação, diz a emissora, o advogado de Nise diz que os senadores abusaram do direito da imunidade parlamentar e “perpetraram um verdadeiro massacre moral”.
https://twitter.com/CanaldoFalcao1/status/1406366709179686915
Ainda de acordo com a defesa de Nise Yamaguchi, os congressistas agiram
“intencionalmente com morbo e com deliberada crueldade no escopo de destruir a imagem da médica perante toda a sociedade brasileira”. E que “atônita, viu um ser humano ter destroçada a sua dignidade enquanto médica, cientista e mulher.”
A médica defensora do chamado “tratamento precoce”, com remédios comprovadamente ineficazes contra a covid, chegou a ser cotada para comandar o Ministério da Saúde. NA CPI, Nise depôs na condição de convidada.
Ainda segundo a CNN, a defesa da médica cita na ação o “manterrupting”, ato de constante interrupção da fala feminina por um homem, e compara o depoimento da médica à audiência judicial em que a influenciadora Mariana Ferrer foi humilhada pelo advogado do homem a quem ela acusa de estupro.
Durante a oitiva, o senador Otto questionou Nise sobre a diferença entre um vírus e um protozoário.
“Na grade curricular brasileira, os protozoários são estudados no 4° ano do estudo fundamental, fato este que por si só, demonstra a intenção de Otto Alencar em diminuir e humilhar publicamente Nise Yamaguchi, desprestigiando seu conhecimento científico”, diz a defesa.
Ainda na avaliação dos advogados, Omar Aziz foi “cúmplice” dos ataques à médica.
“Percebe-se do tom de voz e do caráter intimidatório do senador Omar Aziz que esse foi cúmplice da desintegração moral da médica, posto que nada fez para impedir ou minorar a agressiva sanha de seu colega, sendo cúmplice e corresponsável pelos abusos suportados por Nise Yamaguchi.”
O Congresso em Foco entrou em contato com Omar Aziz, mas ainda não teve resposta.
Já Otto Alencar disse que ainda não foi informado sobre o processo e que, uma vez que seja, será a primeira ação a que responderá em 35 anos de vida pública.
“Usei da prerrogativa de senador, baseado no artigo 53 da Constituição Federal. Nunca desmereci a pessoa dela, chamei de senhora. Fiz perguntas que ela realmente não tinha conhecimento das respostas”, disse. “Não tenho denúncias no Ministério Público, nunca respondi processo pelas minhas ações como político e olha que fui governador, secretário”, apontou.
Como os advogados pedem que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie se os senadores cometeram o crime de abuso de autoridade, o Congresso em Foco procurou a PGR para saber detalhes sobre o caso, que por meio de sua assessoria, afirmou que a ação pode ter sido apresentada, mas ainda não consta no sistema. O site também tentou contato com a defesa de Nise Yamaguchi e aguarda retorno.
Investigados
Ontem (18), o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), divulgou uma primeira lista de testemunhas que serão investigadas pela comissão. Entre elas, consta a doutora Nise Yamaguchi, além do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga. O ex-chefe da comunicação do governo, Fábio Wajngarten e a médica Mayra Pinheiro.
Também constam na lista de investigados: o ex-assessor do Ministério da Saúde Elcio Franco, o conselheiro do presidente Arthur Weintraub, o empresário Carlos Wizard, Franciele Fantinato, Helio Neto, Marcellus Campelo, Paulo Marinho Zanotto e Luciano Dias Azevedo.
Por Marina Oliveira
Link original da matéria:
https://congressoemfoco.uol.com.br/justica/nise-yamaguchi-processa-omar-aziz-e-otto-por-misoginia-e-humilhacao/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification
