Notícias : Brasil

Região Metropolitana da Paraíba

Padre é preso por ter pintado Cruzeiro da própria Igreja

O padre recuperou a cor original do cruzeiro que fica em frente à Matriz, que havia sido descaracterizado, na cor, pela Prefeitura da cidade.

 

Padre Luciano Gustavo Lustosa da Silveira foi conduzido à delegacia Alhandra nesta manhã de sábado, dia 3, pela Guarda Municipal.

O sacerdote é pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na cidade do Conde, localizada na Região Metropolitana da Paraíba. O motivo da detenção também chamou a atenção da população.

O padre recuperou a cor original do cruzeiro que fica em frente à Matriz, que havia sido descaracterizado, na cor, pela Prefeitura da cidade.

“Eu estou sendo preso. A prefeita mandou me prender. Eu troquei a pintura do cruzeiro que é da a paróquia. É uma coisa absurda. A gente fica de boca aberta diante dos desmandos, da arbitrariedade, do autoritarismo”,

disse Padre Luciano no momento da prisão, em casa, ao portal A Voz do Conde. O sacerdote se refere à prefeita e candidata à reeleição Márcia Lucena (PSB).

Padre Luciano Gustavo Lustosa da Silveira foi conduzido à delegacia Alhandra nesta manhã de sábado, dia 3, pela Guarda Municipal.

O sacerdote é pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na cidade do Conde, localizada na Região Metropolitana da Paraíba.

O motivo da detenção também chamou a atenção da população. O padre recuperou a cor original do cruzeiro que fica em frente à Matriz, que havia sido descaracterizado, na cor, pela Prefeitura da cidade.

Padre Luciano Lustosa foi conduzido à delegacia pela Guarda Municipal.

“Eu estou sendo preso. A prefeita mandou me prender. Eu troquei a pintura do cruzeiro que é da a paróquia. É uma coisa absurda. A gente fica de boca aberta diante dos desmandos, da arbitrariedade, do autoritarismo”,

disse Padre Luciano no momento da prisão, em casa, ao portal A Voz do Conde.

O sacerdote se refere à prefeita e candidata à reeleição Márcia Lucena (PSB).

Cruzeiro pertence à Paróquia. Padre quis restaurar cor original do monumento.

” Mas também existe um viés comunista nisso. Nós sabemos que quem é comunista odeia padre, odeia igreja, odeia tudo que é religioso, persegue, não tem caridade por ninguém. Eu estou no meu direito e vou à delegacia, comparecer diante das autoridades para conversar sobre isso”, continua o padre.

A Câmara Municipal de Conde se solidariza ao sacerdote e repudia a ação da prefeitura.

É absurdo presenciarmos tamanha intolerância e abuso de autoridade, se tratando de decisões e interferências que dizem respeito à igreja. Lamento profundamente que tenha chegado a ponto de prender uma liderança religiosa, que muito faz pelo povo de Conde, por meio da fé e que havia solicitado a preservação do monumento desde julho”,

diz trecho da nota assinada pelo Presidente da instituição Carlos Manga Rosa.

Link original da matéria:
https://blogs.opovo.com.br/ancoradouro/2020/10/03/padre-e-conduzido-para-delegacia-por-ter-pintado-cruzeiro-da-propria-igreja/

Atualização
Jornal da Paraíba

Padre é preso no Conde, acusa a prefeita de abuso e Márcia fala em armação
Conhecido pela postura ultraconservadora, padre acusa prefeita de mandar prendê-lo por ela ser comunista

As coisas andam muito estranhas na cidade do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa. De um lado, o padre Luciano Gustavo Lustosa da Silva aparece em imagens sendo conduzido pela guarda municipal da cidade para a Delegacia de Polícia de Alhandra.

Do outro, a prefeita Márcia Lucena (PSB) fala em armação.

No meio de tudo, a pintura de um cruzeiro em cor diferente da pintada pela gestão.

O padre diz ter sido preso por determinação da prefeita Márcia Lucena (PSB), que nega as acusações.

A prefeita, inclusive, diz não ter determinado a prisão e ainda por cima fala em suspeitas de que tudo foi armado para prejudicá-la.

 “Eu não mandei prender ninguém. Pessoalmente, eu não faria isso de forma alguma. Também não existe ordem do comando da Guarda Municipal”, diz, prometendo abrir processo administrativo.

Conhecido pela postura ultraconservadora, o padre alega que a prefeita mandou prendê-lo por ela ser comunista.

“A gente fica assim de boca aberta diante dos desmandos, diante da arbitrariedade, do autoritarismo, mas também existe um viés comunista nisso, né? A gente sabe disso”,

diz o religioso, recorrendo aos argumentos comuns à Igreja, no século passado.

Procurada pelo blog, a assessoria de imprensa da Arquidiocese da Paraíba informou que um advogado da instituição religiosa foi à Delegacia de Alhandra para acompanhar o depoimento.

A Arquidiocese, pelo menos por hora, não vai se posicionar sobre o caso. Ao sair da delegacia, no entanto, o padre disse que considerou arbitrário o fato de ter sido detido enquanto se fazia a pintura de um patrimônio da Igreja.

A prefeita nega que o cruzeiro pertença à Igreja.

“Ele integra o patrimônio do povo do Conde, é o Marco Zero da cidade. A confusão toda ocorreu por causa da proposta do padre de mudar a cor do cruzeiro de azul para marrom. Ele alega que esta última é a cor original e combina com as portas da Igreja. A Márcia Lucena, por outro lado, diz que a cor usada pelo barroco era o azul e não o marrom.”

Antes de o padre ser conduzido para a Delegacia, Márcia chegou a publicar nota nas redes sociais expressando discordância com a mudança da cor.

A tese para a existência de armação, de acordo com a versão da prefeita, se baseia em dois elementos: o fato de não ter havido determinação para a prisão e um suposto interesse dos adversários.

Sobre o caso, a prefeita disse que vai esperar o fim das investigações.

“Vamos esperar a apuração policial e também conduzir o processo administrativo para saber o que houve e apurar responsabilidades”, disse.

Link original da matéria:
http://blogs.jornaldaparaiba.com.br/suetoni/2020/10/03/padre-e-preso-no-conde-acusa-a-prefeita-de-abuso-e-marcia-fala-em-armacao/

[caption id="attachment_87885" align="alignnone" width="1024"] Padre é preso por ter pintado Cruzeiro da própria Igreja[/caption]
[caption id="attachment_87886" align="alignnone" width="1024"] “Eu estou sendo preso. A prefeita mandou me prender. Eu troquei a pintura do cruzeiro que é da a paróquia. É uma coisa absurda.[/caption] [caption id="attachment_87887" align="alignnone" width="1024"] Padre é preso por ter pintado Cruzeiro da própria Igreja[/caption]
https://youtu.be/oZIAiizC9X4
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo