Notícias : Brasil

NARCOLUMBRE

PF investiga relação de traficantes com Farc em operação que prendeu primo de Alcolumbre

A apuração mira se o aeródromo de propriedade do primo do parlamentar dava apoio logístico para as aeronaves utilizadas no tráfico de drogas

A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta (20) contra um grupo envolvido no tráfico internacional de drogas.

https://youtu.be/IewM_L5ITTY

Investiga a relação de traficantes do Amapá com integrantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Um dos presos na apuração é Isaac Alcolumbre, primo do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Outra detida foi uma colombiana apontada por investigadores como elo do grupo com a guerrilha.

https://youtu.be/R6UQVqZjcXc

A apuração mira se o aeródromo de propriedade do primo do parlamentar dava apoio logístico para as aeronaves utilizadas no tráfico de drogas.

Além de fornecer combustíveis de forma irregular, em quantidade muito acima da necessária para os voos, os aviões decolavam do aeródromo sem plano de voo e passavam por mudanças internas para transportar a droga.

No local, o PF encontrou armas durante as buscas realizadas com autorização da Justiça. A PF monitorou todo o processo de organização de uma viagem de transporte de 450 kg de Skunk (tipo de maconha mais potente) produzida na fronteira da Colômbia com a Venezuela.

Até os responsáveis por transportar os pilotos foram acompanhados e a movimentação registrada em fotos e vídeos.

Com um piloto preso, a PF encontrou informações sobre como se dava a compra da droga, o carregamento em uma cidade da fronteira da Venezuela com a Colômbia e o pagamento de uma taxa para a guerrilha.

By Fabio Serapião, Camila Mattoso e Mônica Bergamo -SÃO PAULO, SP

Link original da matéria:
https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/pf-investiga-relacao-de-traficantes-com-farc-em-operacao-que-prendeu-primo-de-alcolumbre/  

 

Conteúdo  jornal de Brasilia 

Primo de Davi Alcolumbre

É preso pela PF em operação que investiga tráfico internacional de drogas

Grupo usava aviões de pequeno porte para realizar o tráfico. As aeronaves pousavam em um aeródromo que pertence a Isaac Alcolumbre

 

A Polícia Federal realiza operação nesta quarta-feira (20) contra um grupo criminoso suspeito de tráfico internacional de drogas. Entre os presos, está o ex-deputado estadual pelo Amapá, Isaac Alcolumbre, primo do senador e ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Agentes cumprem 24 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão. As ordens estão sendo cumpridas em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará e Piauí.

 

https://youtu.be/Lu7DFbXQ7WY

Segundo as investigações, o grupo atuava através de um esquema que usava aeronaves de pequeno porte e empresas para mascarar o transporte de drogas entre vários estados e países da América do Sul. O aeródromo de Isaac Alcolumbre, em Macapá-AP, era um ponto logístico do bando. Lá, os aviões eram abastecidos e passavam por manutenção.

As apurações começaram no Amapá em maio do ano passado, após destroços de um avião serem encontrados em no município de Calçoene-AP. Segundo a PF, a aeronave foi incendiada de propósito para ocultar o tráfico. A partir daí, foi descoberta uma cadeia de ocorrências que levou à identificação dos envolvidos, entre eles, o fato de que outra aeronave pousou em Calçoene para transportar os tripulantes e carga do avião incendiado.

 

A PF ainda não detalhou o número de presos e nem total de dinheiro e itens apreendidos, porém, informou que foi pedido o sequestro de bens de 68 investigados, entre aeronaves, embarcações e o bloqueio de R$ 5,8 milhões em bens.

Link original da matéria:
https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/primo-de-davi-alcolumbre-e-preso-pela-pf-em-operacao-que-investiga-trafico-internacional-de-drogas/ 

https://youtu.be/MpKj-mOgc0g

[caption id="attachment_104664" align="alignnone" width="1024"] Entre os presos, está o ex-deputado estadual pelo Amapá, Isaac Alcolumbre, primo do senador e ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Foto: Divulgação/PF[/caption]
[caption id="attachment_104665" align="alignnone" width="1024"] Itens apreendidos. Foto: Divulgação/PF[/caption] [caption id="attachment_104670" align="alignnone" width="1024"] A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta (20) contra um grupo envolvido no tráfico internacional de drogas investiga a relação de traficantes do Amapá com integrantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).Reprodução[/caption] [caption id="attachment_104666" align="alignnone" width="1024"] Itens apreendidos. Foto: Divulgação/PF[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo