Notícias : Brasil

STF marcou para o dia 8 de junho

STF julgará fim de prisão especial para quem tem curso superior

A ação foi apresentada pelo então procurador-geral Rodrigo Janot, que pede que o STF analise o fim da prisão especial para quem tem curso superior.

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 8 de junho o julgamento de uma ação que questiona artigo do Código de Processo Penal que concede o direito a prisão especial aos portadores de diploma de ensino superior.

A ação foi apresentada pelo então procurador-geral Rodrigo Janot, que pede que o STF analise o fim da prisão especial para quem tem curso superior.

Na ação, Janot afirma que o dispositivo contribui para a perpetuação da seletividade do sistema de Justiça criminal, reafirma a desigualdade e viola os princípios da dignidade do ser humano, da dignidade humana e da isonomia.

O Código Penal classifica as pessoas em dois grupos, priorizando as que, por causa do grau de instrução, teriam o direito de não se misturar com presos comuns.

Link original da matéria:
https://gazetabrasil.com.br/politica/2022/01/07/stf-julgara-fim-de-prisao-especial-para-quem-tem-curso-superior/ 

[caption id="attachment_108517" align="alignnone" width="1024"] Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo