com o conceito “A”
Câmara aprova Moção de Aplauso à APAE pela conquista do Selo Doar A+
A propositura é de autoria do vereador Pastor Elias Ferreira (PSD), mas ganhou a assinatura de quase a totalidade dos vereadores da Casa.

A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 10/08, por unanimidade de votos, a Moção de Aplauso para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis, pela conquista do certificado denominado Selo Doar Gestão e Transparência, com o conceito “A”.
A propositura é de autoria do vereador Pastor Elias Ferreira (PSD), mas ganhou a assinatura de quase a totalidade dos vereadores da Casa. Além do autor, vários parlamentares fizeram uso da palavra para enaltecer mais essa conquista da instituição.
Na justificativa da moção, o autor destaca que a APAE Anápolis, ao receber a certificação do Instituto Doar, como o Selo “A+”, se coloca num seleto grupo de organizações que atendem a critérios de boas práticas, baseados em modelos internacionais balizados para o chamado terceiro setor.
No documento, o vereador cita uma fala do presidente da APAE Anápolis, Vander Lúcio Barbosa, comentando sobre mais este feito da instituição. Diz:
“Este selo representa toda a luta e dedicação dos nossos colaboradores e apoiadores que, juntos, buscam todos os dias atender as necessidades das pessoas que são atendidas em nossa instituição e procuram, também, oferecer uma melhor qualidade de vida para essas famílias por meio de um atendimento humanizado”.
O Selo Doar tem o por objetivo incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT).
Tarefa difícil
Conquistar o Selo não é uma tarefa fácil. A organização que se candidata e recebe-lo deve, primeiramente, analisar os critérios, a fim de observar se possui credenciais para Após a inscrição, existe um treinamento que é disponibilizado pela mantenedora do selo para que os gestores da organização compreendam de forma exata os critérios. Seguidamente, dá-se a etapa de apresentação de documentos e preenchimento de formulários, os quais são remetidos para análise.
“É um processo rigoroso”, pontua Vander Lúcio, acrescentando que o objetivo é fazer com que, de fato, apenas as instituições mais bem geridas possam passar na avaliação.
A organização candidata recebe os resultados da análise de suas informações em, até, duas semanas, com a indicação dos pontos positivos e negativos.
Em caso de resultado insuficiente para a obtenção do certificado, a organização pode, conforme a pontuação obtida, aprimorar os pontos indicados (negativos) e submeter o processo para nova análise em até 30 dias.
Já a organização que obteve a avaliação positiva é notificada e cadastrada na lista de organizações legitimadas, recebendo o Selo Doar e poderá utilizá-lo como ferramenta de divulgação pelo período de um ano.


A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 10/08, por unanimidade de votos, a Moção de Aplauso para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis, pela conquista do certificado denominado Selo Doar Gestão e Transparência, com o conceito “A”.[/caption] [caption id="attachment_85911" align="alignnone" width="1024"]
