Nova sede do Poder Executivo
Centro Administrativo Adhemar Santillo é inaugurado com status de cartão-postal
Estrutura vai sediar o Poder Executivo Municipal e garantir economia de R$ 360 mil por ano com aluguéis
A Prefeitura de Anápolis inaugurou, nesta quarta-feira (7), o mais novo cartão-postal da cidade.
Trata-se do Centro Administrativo Adhemar Santillo, nova sede do Poder Executivo Municipal, que passa a iluminar a região central do município.
Por anos tida como uma das maiores vergonhas dos anapolinos, a estrutura, que abrigaria a Câmara Municipal, ficou com a obra parada por anos, até ser retomada, em 2022, e concluída em julho deste ano.
Por praticamente uma década este prédio envergonhou Anápolis.
Hoje, depois de muito trabalho para fazer toda a readequação de um projeto que estava condenado, entregamos um dos mais belos cartões-postais do estado de Goiás, ressaltou o prefeito Roberto Naves.
O Centro Administrativo Adhemar Santillo, situado na Praça 31 de Julho, tem instalações modernas e acessibilidade em todos os espaços.
A arquitetura optou por ambientes abertos e amplos, de forma a otimizar o atendimento à população, com maior eficiência na prestação de serviços.
Sem dúvida nenhuma é um dos mais belos prédios de prefeituras que já vi.
Parabéns a Anápolis por este lindo presente que dá à sua população.
E parabéns pela administração, que teve respeito com o dinheiro público e deu fim àquela obra parada num dos pontos mais nobres da minha querida cidade,
destacou o governador Ronaldo Caiado, presente na cerimônia de entrega.
A ex-primeira-dama Onaide Santillo agradeceu a homenagem a Adhemar e lembrou do legado da família.
Fico muito feliz com a memória de todos vocês, pela boa lembrança, em relação ao Adhemar.
O que posso dizer é muito obrigado a todos e à população de Anápolis por ter acolhido a família Santillo.
Que o trabalho seja sempre lembrado não para a glória deles, mas para influenciar outras pessoas.
Que todos que contribuíram com Anápolis também sintam-se homenageados
O espaço vai abrigar, além dos gabinetes do prefeito e vice-prefeito, as secretarias municipais de Economia e de Comunicação e Eventos, além da Controladoria-Geral do Município, Procuradoria-Geral do Município e da Agência Reguladora do Município (ARM).
Um dos chamarizes do prédio é a obra de arte do renomado escultor ceramista Luiz Olinto, que tem mosaicos e murais espalhados pelo mundo e em cidades como Nova York e Miami.
Para Anápolis, ele reservou a maior de seu acervo.
No painel, de 372 metros quadrados, que fica de frente para a Avenida Goiás, há vários cartões-postais da cidade, como a antiga Estação Ferroviária, o Ginásio Internacional Newton de Faria, a Igreja de Sant’Ana, o Monumento ao Centenário, entre outros. No centro, está o mapa do estado.
A nova sede do Executivo tem estacionamento com 143 vagas, auditório para 243 pessoas, 355 estações de trabalho, salas de reunião e biblioteca digital, além de lanchonete.
A ornamentação conta com espelhos d’água e mudas nativas do cerrado.
Economia
O novo Centro Administrativo também trará economia à Prefeitura de Anápolis. As secretariais municipais de Saúde e de Educação, que funcionavam em prédio alugado, migram de imediato para a sede antiga do Executivo, assim como as secretarias Municipal de Integração e de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Destarte, o município deixa de pagar R$ 360 mil por ano com aluguéis.
Esse é um aspecto importante desta inauguração. Empregamos muito dinheiro para aluguéis destas secretarias e, agora, com esta economia, podemos destinar recursos a áreas prioritárias, no atendimento direto ao cidadão anapolino”, ponderou o prefeito.
Na nova configuração, a Secretaria Municipal de Habitação, que operava na sede da Avenida Presidente Vargas, na Vila Goiás, se muda para o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec), onde já funciona a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização.