Malha cicloviária desconhecida
Ciclovias e Ciclofaixas alternativas viáveis para melhoria do trânsito e mobilidade.
Anápolis hoje conta com apenas míseros 18 km de ciclovias que atendem apenas ao esporte e não aos trabalhadores que utilizam as bicicletas como meio de transporte
Embora sejam estruturas segregadas dos veículos automotores, ciclovias e ciclofaixas possuem diferenças entre si.
De acordo com o anexo I do Código de Trânsito Brasileiro- ratificado no Manual Brasileiro de Trânsito, Volume VIII, Sinalização Cicloviária- Ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum, já a Ciclofaixa é uma parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, debilitada por sinalização específica.
Portanto, ciclovias podem usar grades, blocos de concretos, canteiros ou mesmo altura diferente da via de rodagem dos demais veículos para garantir uma segurança física, já as ciclofaixas funcionam na mesma pista de rolamento dos veículos automotores, com faixas pintadas exclusivas, podem contar com tachões, balizadores e placas para delimitar o espaço específico para o tráfego de ciclistas.
A Construção de mais ciclovias e ciclofaixas é um ponto fundamental no incentivo à mobilidade e mostra o interesse dos municípios em trazer soluções para o deslocamento urbano.
Oferecer segurança e local apropriado ao uso de bicicleta pode trazer mudanças positivas gigantescas sono dia a doadas pessoas e das cidades, contribuindo com vários aspectos.
Anápolis hoje conta com apenas míseros 18 km de ciclovias que atendem apenas ao esporte e não aos trabalhadores que utilizam as bicicletas como meio de transporte, estamos bastante atrasados no que diz ser Mobilidade Urbana em nosso município.
Anápolis tem uma geografia fácil e atraente ao ciclismo, com uma malha viária de fáceis adaptações às ciclofaixas e locais ótimos para construções de ciclovias.
O trânsito Anapolino encontra-se estrangulado em vários períodos do dia, uma alternativa será a construção de cicle ciclofaixas às margens das principais avenidas que alimentam o centro e bairros, além do setor industrial que mantém uma demanda enorme e que também é carente de um trânsito mais ágil.
Bento Piancó
Drt 2161