Notícias : Ciência e Tecnologia

veja fotos

Astrônomo registra alinhamento de planetas e lua no céu

Imagens mostram Saturno, Júpiter, Marte e Vênus e a lua, em Goiânia. Especialista explicou que fenômeno ainda poderá ser visto nos próximos dias.

O astrônomo Clayton Gubio, de 40 anos, registrou o alinhamento dos planetas Saturno, Júpiter, Marte e Vênus e da lua em Goiânia (veja acima foto com marcação).

 

Segundo o especialista,

o fenômeno também é chamado de “dança dos planetas” e podem aparecer também asteroides na formação.

“As conjunções não são exóticas, acontecem constantemente, o que é exótico são as posições dos planetas em relação aos outros planetas e a Terra. Tem movimentos que podem ser vistos apenas em 300, 800 anos”, explicou Clayton.

 

A foto foi tirada

na madrugada deste domingo (19), na Vila Santa Helena, no setor Campinas. Clayton explicou que, por causa da luz da lua, o fenômeno não pode ser visto com mais clareza, como em um registro feito pelo clube de astronomia Gunstar em maio (veja foto no fim da matéria).

“A dança dos planejas é caracterizada pela conjunção dos planetas visíveis e alguns invisíveis, como Urano e Netuno, eles estão lá, mas não são vistos”, completou.

Clayton

contou ao g1 que o alinhamento deve continuar até o fim deste mês.

Segundo o astrônomo, é provável que a conjunção seja vista de forma mais nítida nos próximos dias.

 

By: Michel Gomes, g1 Goiás  

[caption id="attachment_120218" align="alignnone" width="1024"] Astrônomo registra alinhamento de planetas e lua no céu em Goiânia — Foto: Arquivo Pessoal/Clayton Gubio[/caption]
[caption id="attachment_120220" align="alignnone" width="1024"] Alinhamento de planetas em maio de 2022 — Foto: Arquivo Pessoal/Clayton Gubio[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo