Uma nova era de turismo é iniciada
Bilionário Richard Branson vai ao espaço com sucesso e abre nova era no setor
Bilionário realiza viagem de ida e volta com sucesso e dá pontapé na era das viagens turísticas espaciais

O primeiro terráqueo a deixar o nosso planeta apenas por ter uma conta bancária recheada é Richard Branson, bilionário fundador da Virgin Galactic. A empresa de turismo espacial realizou com sucesso na manhã deste domingo, 11, o voo ao espaço que levava a bordo o seu fundador.
O feito altera a lógica de quem podia visitar o espaço sideral: até aqui, este era um ambiente exclusivo de pesquisadores e pilotos de avião, quase sempre financiados por dinheiro público. Com o voo, a Virgin abre as portas para o turismo espacial privado, no qual qualquer pessoa precisa apenas desembolsar (muito) dinheiro para uma empresa para visitar por alguns minutos os limites da Terra.
A nave Unity tocou a Terra por volta das 12h40 com segurança – cerca de uma hora após a decolagem.
O avião chamado White Knight Two, carregando a nave Unity, partiu com 1h40 de atraso da previsão inicial. Inicialmente, o voo tripulado da Virgin Galactic estava marcado para este domingo, 11, às 10h (horário de Brasília), mas foi empurrado para às 11h30 – posteriormente, a decolagem sofreu mais dez minutos de atraso. O primeiro atraso aconteceu por condições climáticas durante a madrugada.
Por volta do meio dia, o White Knight Two já havia atingido 40 mil pés de altitude (12 km).
Por volta das 12h26, a Unity se desprendeu do White Knight Two e em 60 segundos quebrou a barreira da velocidade do som.
Por volta das 12h30, a viagem atingiu altitude máxima e iniciou o processo de retorno – a Unity funciona como um planador neste retorno.
Às 12h40, todos retornaram com segurança.
Em discurso que ocorreu uma hora após o pouso, Branson agradeceu à equipe da Virgin Galactic e à família.
“Obrigado, obrigado, obrigado a todas as pessoas e ao time que trabalhou tão duro para tornar este sonho realidade. Amo vocês todos”, declarou.
O bilionário deixou claro que quer que o espaço seja um espaço de toda a humanidade, e não somente de ricaços.
“Estamos aqui para tornar o espaço mais acessível e fazer com que a próxima geração sonhe em ser os astronautas de hoje e de amanhã”, disse.
O foguete SpaceShipTwo, batizado de Unity, foi levado sob um avião chamado White Knight Two a uma altitude de 15 mil metros, antes de se desprender – esta parte do voo durou cerca de 40 minutos. Então, o motor do Unity foi acionado, levando a espaçonave para uma subida em velocidade supersônica a altitudes superiores a 80,5 mil metros. No topo do arco da trajetória, os passageiros flutuaram por cerca de 4 minutos, antes de o avião espacial reentrar na atmosfera.
Na transmissão oficial, foi possível observar Branson experimentando a microgravidade.
A SpaceShipTwo pode levar dois pilotos e até seis passageiros. A cabine possui 12 grandes janelas e nada menos que 16 câmeras. No voo deste domingo, dois pilotos e outros três passageiros, todos funcionários da Virgin, estavam à bordo.
O feito, porém, é contestado pela Blue Origin, empresa fundada por Jeff Bezos – o fundador da Amazon tem voo espacial marcado para o dia 20 de julho, e teve seu momento ofuscado com o voo da Virgin ( que foi anunciado depois e realizado antes da viagem da Blue Origin).
Segundo a Blue Origin, o espaço começa após uma altitude de 100 km, conhecida como linha de Karman. Em um tuíte na sexta, a empresa afirmou que suas naves voam acima dessa altitude, e que seus astronautas não recebem o título com “asteriscos”. A Virgin atinge altitudes que não superam os 90 km.
A contestação ocorre pelo fato da Nasa e o governo dos EUA utilizarem a marca de 80 km como a fronteira para o espaço, enquanto a Federação Mundial de Esportes Aéreos (FAI), uma instituição global na Suiça, estabelece a fronteira a 100 km. O tema, porém, é tema de grande debate entre especialistas e acadêmicos.
Antes do voo deste domingo, a VSS Unity tinha ido três vezes para o espaço em 2018 e 2019 saindo da Califórnia e do Novo México. Em 2019, levou como passageiro um empregado da empresa. O último teste da Virgin Galactic aconteceu em maio deste ano. O resultado animou a empresa, que optou por fazer um voo tripulado com seu fundador.
“Quem seria melhor do que Richard Branson para testar a experiência completa na cabine?”,
questionou ao jornal The New York Times Aleanna Crane, vice-presidente de comunicações da Virgin Galactic.
“O mínimo que o fundador da empresa pode fazer é voar com seus funcionários”, disse Branson ao canal CNN.
Branson fundou a Virgin Galactic em 2004, com o objetivo de oferecer aos clientes voos turísticos curtos, e abriu seu capital em 2019.
A Virgin Galactic espera iniciar as operações comerciais regulares no começo do ano que vem e almeja realizar cerca de 400 voos anuais saindo de Spaceport America, sua base em Novo México. A empresa já vendeu, incluindo para estrelas de Hollywood, cerca de 600 passagens por preços entre US$ 200 mil e US$ 250 mil. O preço será maior quando novas passagens forem colocadas à venda, já avisou a empresa.
“Os concorrentes Elon Musk (Tesla e SpaceX) e Jeff Bezons (Amazon e Blue Origin) desejaram boa sorte a Branson. Bezos publicou no Instagram uma mensagem positiva ao concorrente da Virgin, enquanto Musk foi pessoalmente visitar o amigo no Novo México.”
Nos anos 1970 e 1980, Richard Branson comandou a gravadora Virgin Records, que lançou artistas como Sex Pistols e Human League
Por Bruno Romani e Guilherme Guerra – O Estado de S. Paulo
Link original da matéria:
https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,richard-branson-vai-ao-espaco-acompanhe-o-voo-da-virgin-galactic,70003774933
A decolagem será transmitida ao vivo pela Virgin Galactic (assista abaixo)
That was amazing! pic.twitter.com/Jdw9qAR2ow
— Jerry (@StarshipFairing) July 11, 2021
Sempre fui um sonhador. Minha mãe me ensinou a nunca desistir e a alcançar as
estrelas. Em 11 de julho, é hora de transformar esse sonho em realidade a bordo do
próximo
@VirginGalactic
voo espacial https://virg.in/4wiq#Unity22
I’ve always been a dreamer. My mum taught me to never give up and to reach for the stars. On July 11, it’s time to turn that dream into a reality aboard the next @VirginGalactic spaceflight https://t.co/x0ksfnuEQ3 #Unity22 pic.twitter.com/GWskcMSXyA
— Richard Branson (@richardbranson) July 1, 2021
Big day ahead. Great to start the morning with a friend. Feeling good, feeling excited, feeling ready.
Watch #Unity22 launch and livestream TODAY at 7:30 am PT | 10:30 am ET | 3:30 pm BST.@virgingalactic @elonmusk https://t.co/1313b4RAKI pic.twitter.com/FRQqrQEbH8
— Richard Branson (@richardbranson) July 11, 2021
Welcome to the dawn of a new space age #Unity22 @virgingalactic pic.twitter.com/Rlim1UGMkx
— Richard Branson (@richardbranson) July 11, 2021
Kindly explain !
What is this pic.twitter.com/2M7k8VBSBM— Science (@naser_science) July 11, 2021
Atualização pós viagem:
Richard Branson anuncia sorteio de viagem ao espaço com a Virgin Galactic
Depois de Richard Branson completar a primeira missão turística ao espaço neste domingo (11), o bilionário dono da Virgin Galactic anunciou o sorteio de uma viagem no início de 2022.
Branson revelou que a empresa fez parceria com a plataforma de arrecadação de fundos Omaze para abrir enviar o vencedor e um amigo no voo espacial a bordo da VSS Unity, mesma espaçonave em que Branson viajou.
Os felizardos também poderão fazer um tour pelo Espaçoporto América, no Novo México, nos Estados Unidos, ao lado de Branson. “Com direito a usar meu chapéu do Willa Wonka (personagem do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate). E prometo muito chocolate na fábrica (risos)”, brincou o bilionário.
O sorteio também é uma arrecadação de fundos para a organização sem fins lucrativos Space for Humanity. Quanto mais as pessoas doarem, mais chances terão. O sorteio termina no dia 1º de setembro e o anúncio será realizado no dia 29 do mesmo mês.
Richard Branson faz história
A decolagem foi realizada no Espaçoporto América, no Novo México, nos Estados Unidos. Sob as asas de seu porta-aviões, na “nave-mãe” VMS Eve, a VSS Unity alcançou a altitude de cerca de 15 mil metros até acionar seu próprio motor e chegar ao espaço em uma trajetória suborbital.
Confira como foi na transmissão realizada pelo Olhar Digital:
A fase em microgravidade – quando o veículo atinge o topo de seu caminho suborbital – durou em torno de quatro minutos. O pouso aconteceu às 12h40.
"To all you kids down there…" – @RichardBranson's message from zero gravity. #Unity22
Watch the livestream: https://t.co/5UalYT7Hjb pic.twitter.com/lYXHNsDQcU
— Virgin Galactic (@virgingalactic) July 11, 2021
Rival de Richard Branson, Jeff Bezos decola no dia 20
Além de Branson, a tripulação contou com Beth Moses, instrutora chefe de astronautas da Virgin Galactic, Colin Bennett, engenheiro líder de operações da Virgin Galactic, e Sirisha Bandla, vice-presidente de relações governamentais e operações de pesquisa da empresa. O VSS Unity foi pilotado por Dave Mackay e Michael Masucci, com CJ Sturckow e Kelly Latimer pilotando o VMS Eve.
Branson fez seu voo espacial apenas nove dias antes de outra empresa, a Blue Origin, atingir um marco semelhante com seu veículo suborbital New Shepard.
What an amazing release pic.twitter.com/f0Vd7j7hd1
— Hardik Rana (@ImRanaHardik) July 11, 2021
And they safely back to mother Earth.. Congratulation Virgin Galactic!!! pic.twitter.com/TGoeQBvAqi
— Hardik Rana (@ImRanaHardik) July 11, 2021
A Blue Origin espera enviar seu chefe – Jeff Bezos, o bilionário fundador da Amazon – ao espaço em 20 de julho, junto com uma pequena equipe.
Bezos irá decolar no dia do 52º aniversário do primeiro pouso tripulado na Lua, a missão Apollo 11, que aconteceu em 1969. Recentemente, Branson negou que ele e Bezos estejam competindo para chegar primeiro ao espaço. Já Bezos permaneceu em silêncio sobre o assunto.
By: André Lucena
Link original da matéria:
https://olhardigital.com.br/2021/07/11/ciencia-e-espaco/richard-branson-anuncia-sorteio-de-viagem-ao-espaco-com-a-virgin-galactic/?utm_campaign=notificacao&utm_source=notificacao










