Notícias : Ciência e Tecnologia

Suprema Corte Texas THE EPOCH TIMES

Facebook pode ser processado por tráfico sexual, regras da Suprema Corte do Texas

A Suprema Corte do Texas decidiu que o Facebook pode ser responsabilizado se os traficantes sexuais usarem a plataforma para caçar crianças, argumentando que o site de mídia social não é uma “terra de ninguém sem lei”.

A decisão foi tomada após três processos na área de Houston envolvendo adolescentes vítimas de tráfico que alegaram ter conhecido seus agressores por meio do serviço de mensagens do Facebook.

Os promotores também disseram que o Facebook foi negligente ao não fazer mais para impedir que os traficantes de sexo usassem o site.

“Não entendemos a Seção 230 para ‘criar uma terra de ninguém sem lei na Internet’, na qual os estados são impotentes para impor responsabilidade a sites que, consciente ou intencionalmente, participam do mal do tráfico humano online”, escreveu a maioria da Suprema Corte .

O Facebook argumentou que é protegido pela Seção 230 do Communications Decency Act federal – uma lei que tem sido frequentemente criticada pelos republicanos, incluindo o ex-presidente Donald Trump.

Críticos disseram que a regra, que protege as plataformas online de responsabilidade com relação a conteúdo de terceiros, permitiu que o Facebook, Twitter, Google e outros proibissem pontos de vista conservadores, ao mesmo tempo que permitia injustamente a proliferação de pontos de vista de extrema esquerda.

“Responsabilizar plataformas de internet por palavras ou ações de seus usuários é uma coisa, e o precedente federal uniformemente dita que a seção 230 não permite isso”, decidiu a Suprema Corte estadual (pdf) em 25 de junho. “Responsabilizar plataformas de internet por seus próprios erros são outra coisa. Este é particularmente o caso do tráfico de pessoas ”.

Em um comunicado, um porta-voz do Facebook disse à Fox Business que a empresa com sede na Califórnia está considerando os “próximos passos” após a decisão do tribunal.

“Estamos revisando a decisão e considerando as próximas etapas em potencial. O tráfico sexual é repugnante e não é permitido no Facebook ”, disse um porta – voz à Fox News . “Continuaremos nossa luta contra a disseminação desse conteúdo e os predadores que se engajam nele.”

A Suprema Corte do Texas disse que as vítimas de tráfico sexual podem seguir em frente com seus processos contra o Facebook. Eles alegaram que a empresa violou o Código de Práticas e Recursos Civis do Texas, que foi aprovado em 2009.

De acordo com o Relatório Federal de Tráfico Humano de 2020 (pdf) , o Instituto de Tráfico Humano diz que a maior parte do recrutamento online em casos de tráfico sexual ativo, ou cerca de 59 por cento de todos os casos, ocorreu no Facebook em 2020.

Isso torna o Facebook “de longe o site ou aplicativo mais citado em fontes públicas relacionadas a esses processos, o que também era verdade em 2019”, constatou o relatório.

Representantes do Facebook não responderam a um pedido de comentário até o momento.

POR JACK PHILLIPS –  THE EPOCH TIMES   –  USA 

Link original da matéria:
https://www.theepochtimes.com/facebook-can-be-sued-for-sex-trafficking-texas-supreme-court-rules_3876475.html?utm_source=pushengage

 

Nas redes sociais brasileiras, cenas de senadores americanos declarando guerra as Big Techs já é uma realidade.

[caption id="attachment_99749" align="alignnone" width="1024"] O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, testemunhou em uma audiência conjunta dos Comitês Judiciário e Comercial do Senado em Washington em 10 de abril de 2018. (Samira Bouaou / The Epoch Times)[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo