Notícias : Ciência e Tecnologia» Notícias

Óvnis?

Objetos luminosos no céu do Recreio assustam moradores; veja os vídeo

Avistamentos ocorreram na noite de sábado (14) para domingo; especialista analisa

Após artefatos voadores intrigarem cidadãos no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o Recreio dos Bandeirantes também tem um mistério para chamar de seu.

A aparição de objetos luminosos no céu na noite do último sábado (14) despertou a curiosidade dos moradores do bairro.

Em vídeos que circulam pelas redes sociais, moradores narram o fenômeno com espanto e incredulidade.

“Olha aí, tropa, no céu. Parado. Olha que doideira. O bagulho está ali maior tempão parado. Parece um disco-voador. Que isso! Que loucura!”, relatou um morador da Avenida Salvador Allende enquanto avistava uma luz piscante no céu.

 

 

“Eu disse para vocês que um dia a gente iria ver. Estão aqui. Corram! É só olhar para o céu. Eles não param de vir. Olha para isso. Não são fogos. Eu estou aqui há meia hora e não para de subir luzinha. Olha só como está irregular. Também não é balão isso. Tem três ali que estão formando um triângulo. Isso aí são naves, gente. Prazer, naves!”, descreveu uma moradora ao registrar cerca de dez pontos luminosos nos ares do Recreio.

O vídeo dividiu os internautas, com alguns fazendo coro à suspeita de que seriam óvnis (objetos voadores não identificados) e outros dizendo acreditar que a luz vinha apenas de veículos aéreos não tripulados, os drones.

“Eu acredito que existe vida além da terra. O universo é muito grande”, disse um.

“Cara, isso é drone. Pelo amor de Deus…”, desconversou outro.

“Não há provas de que sejam drones. Podem ser óvnis sim”, observou outra.

Procurada para ajudar a esclarecer o que seriam os pontos luminosos, a Força Aérea Brasileira não respondeu ao GLOBO-Barra.

Análise de especialista

De acordo com Wagner Vital, pesquisador da projeto Monitoramento UAP do Brasil (Mubras), com base na análise visual dos vídeos, os objetos avistados no Recreio não parecem o que o grupo classifica como fenômenos anômalos não identificados.

— Não foram identificados movimentos abruptos, formas incomuns ou padrões de luzes que pudessem ser considerados evidências claras de UAPs, fenômenos anômalos não identificados.

É bem possível que as luzes observadas sejam lanternas chinesas, balões pequenos soltados em grupos, muita vezes ligados por barbante ou linhas de pipa. As luzes apresentaram movimento lento e não errático. Não houve mudanças bruscas de direção ou velocidade. E o avistamento ocorreu em uma área onde poderia haver eventos festivos — observa.

Uma parte das imagens, para ele, parece corresponder à de uma aeronave comum:

— Muito provavelmente se trata de uma aeronave, dado a aproximação do Aeroporto de Jacarepaguá e o tráfego de helicópteros e aeronaves pequenas na área.

Outros objetos voadores no Brasil
Segundo o Arquivo Nacional, a primeira aparição de um OVNI documentada no Brasil aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1952, e foi registrada em fotos. Desde então, ocasionalmente, há relatos sobre fenômenos deste tipo na região. No fim de novembro, um casal de moradores do condomínio Penísula, na Barra da Tijuca, foi surpreendido com o aparecimento de luzes desconhecidas no céu noturno. Mitzi Amado e Bruno Guerchon disseram suspeitar se tratar de satélites da empresa Starlink, do bilionário Elon Musk.

As luzes piscantes dos satélites costumam aparecer em baixa altitude e se movimentam enfileiradas até desaparecerem no céu. Em junho, moradores de Ipueiras e Boa Viagem, no Ceará, observaram algum dos dispositivos de Musk à noite.

Em 2023, outro caso de avistamento em Porto Alegre foi identificado posteriormente com uma passagem de satélites da Starlink.

Em agosto, o Arquivo Nacional trouxe a público cerca de 30 documentos com relatos de pilotos brasileiros sobre o avistamento de óvnis no espaço aéreo nacional.

Todos os informes foram feitos no ano passado aos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgãos vinculados à FAB.

Por Madson Gama — Rio de Janeiro

 

Moradores do Jardim Bom Clima, Votuporanga, ficaram abismados com a presença de um ovni – Reprodução Redes Sociais

Possivel representação grafica da forma de um dos objetos voadores a se mostrar no Brasil e nos EUA – Reprodução Redes Sociais
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo