Notícias : Ciência e Tecnologia

Até quando?

Todos os municípios de Goiás possuem legislação inadequada para receber 5G

Segundo especialista da Conexis, trata-se de um grande entrave para expansão da conectividade no Estado

De acordo com o edital do leilão do 5G, as operadoras têm por obrigação instalar o 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025.

 

Contudo,

a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já autorizou a ativação comercial do 5G nesses municípios em janeiro de 2023.

 

No Estado de Goiás,

a próxima cidade prevista para receber o 5G é Aparecida de Goiânia, mas a falta de uma legislação municipal de antenas adequada é um dos grandes desafios das operadoras para atender a obrigação.

 

Este cenário

se repete nas demais cidades do Estado com previsão de receber o 5G nos próximos anos.

Segundo Diogo Della Torres,

coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, as cidades que tiverem leis atualizadas e aderentes a legislação federal oferecem um ambiente mais favorável a receber o 5G antes do prazo do edital (2025):

“A nova tecnologia requer de cinco a dez vezes mais antenas do que o 4G e todos os mais de 5.500 municípios brasileiros precisam aprovar leis que sejam favoráveis a instalação da infraestrutura e aderentes as leis federais. Sem isso, não é possível expandir a conectividade”.

De acordo com o ranking Cidades Amigas do 5G,

uma inciativa da Conexis em parceria com a consultoria Teleco, na edição de 2022 em que foram avaliados todos os 155 municípios brasileiros com mais de 200mil habitantes, o município goiano mais bem colocado é Águas Lindas de Goiás (33ª posição)

 

As demais ocupam as últimas colocações:

Rio Verde na 114ª posição,

Luziânia na 120ª,

Anápolis na 141ª, A

parecida de Goiânia na 144ª

e a capital, Goiânia, está na 125ª.

 

No final de 2022,

atento aos entraves nos municípios, o Governo de Goiás sancionou a Lei Estadual 602/2022, uma Lei de Antenas modelo, aderente às diretrizes federais e recomendações do setor de telecomunicações.

 

A expectativa é que a legislação

seja seguida por todos os municípios do Estado.

 

“De forma geral [pela colocação dos municípios do estado de GO no ranking], considerando a ação do Estado em promulgar uma lei de incentivo aos municípios para favorecer a atualização legislativa, os municípios do estado precisam colocar foco na questão e promover a modernização em suas legislações buscando regras claras, objetivas, menos burocráticas que favoreçam o investimento das operadoras no 5G e promovam o desenvolvimento tecnológico nos seus territórios”

finaliza Torres.

Para ajudar a informar a população

e divulgar informações verdadeiras sobre conectividade e sobre o 5G, as prestadoras associadas à Conexis criaram o projeto Conecte 5G (www.conecte5G.com.br).

 

Sobre a Conexis

A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros.

A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

[caption id="attachment_130875" align="alignnone" width="1024"] De acordo com o edital do leilão do 5G, as operadoras têm por obrigação instalar o 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025.[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo