CyberDog:
Xiaomi apresenta “cachorro robô” apostando em código aberto e preço mais atrativo
Conhecida pelos seus smartphones, a fabricante chinesa Xiaomi surpreendeu e apresentou, nesta terça-feira (10), um robô chamado de CyberDog. O modelo vai ter uma série limitada, possui um formato de cachorro, vem com código aberto e chega com um preço abaixo do mercado.
De acordo com a Xiaomi, o software do CyberDog vem em código aberto para incentivar a comunidade de desenvolvedores de robótica a criarem aplicações, que vão poder ser compartilhadas entre os programadores.
O software é executado em um chipset NVIDIA Jetson Xavier NX com 384 núcleos CUDA, 48 Tensor Cores e dois motores de aceleração de aprendizagem profunda, combinados com um SSD de 128 GB.
Na frente, o robô possui uma câmera Intel RealSense D450 Depth, à qual a Xiaomi adicionou várias câmeras e outros sensores do tipo que usa em smartphones. Isso inclui lentes binoculares ultra-amplas, ultrassônicos, GPS e sensores de toque, além de um conjunto de seis microfones.
A Xiaomi desenvolveu módulos de ação para rastreamento autônomo de objetos, navegação e prevenção de obstáculos.
A fabricante prometeu que o CyberDog é capaz de analisar seu entorno em tempo real, além de gerar mapas de navegação e traçar um curso até o seu destino, evitando obstáculos no caminho. Com o reconhecimento facial, ele pode localizar e rastrear o proprietário, seguindo-o pelos cômodos enquanto tenta contornar possíveis obstruções.
O motor do cão tem um torque máximo de 32 nm e pode girar a até 220 rpm, o que significa que o CyberDog pode se mover a até 3,2 metros por segundo, algo entorno de 11 km/h. Ele também pode fazer movimentos complexos, como saltos para trás e está classificado para transportar até 3 kg de carga útil.
A Xiaomi também pensou em deixar o caminho aberto para que os desenvolvedores possam adicionar mais sensores ou periféricos. Existem três portas USB Tipo C e uma porta HDMI, para que os proprietários possam montar qualquer coisa, desde uma luz de busca a uma câmera panorâmica ou de movimento, por exemplo.
Preço e disponibilidade
Segundo a Xiaomi, um total de mil unidades do CyberDog devem ser produzidas. A comercialização será apenas na China e não há informações sobre a disponibilidade para outros mercados ao redor do mundo.
Uma unidade do CyberDog custa 9.999 RMB, algo entorno de R$ 8 mil na conversão direta para a nossa moeda e sem impostos. A Xiaomi está entrando no negócio de robôs para enfrentar a Boston Dynamics. Um cão-robô da concorrente custa cerca de US $ 70 mil (R$ 365 mil).
Link original da matéria:
https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n178073/xiaomi-apresenta-cachorro-robo-cyberdog.html
CyberDog: Xiaomi apresenta "cachorro robô" apostando em código aberto e preço mais atrativo[/caption]
CyberDog: Xiaomi apresenta "cachorro robô" apostando em código aberto e preço mais atrativo[/caption]
[caption id="attachment_101781" align="alignnone" width="1024"]
CyberDog: Xiaomi apresenta "cachorro robô" apostando em código aberto e preço mais atrativo[/caption]
[caption id="attachment_101782" align="alignnone" width="1024"]
CyberDog: Xiaomi apresenta "cachorro robô" apostando em código aberto e preço mais atrativo[/caption]



