Estadão Analisa:
Crise de confiança no Brasil. Quem pagará a conta?
O programa diário traz uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário, deixando de lado o que é espuma, para se aprofundar no que é relevante
No “Estadão Analisa” desta terça-feira, 14, o colunista Carlos Andreazza comenta sobre a situação econômica do governo Lula e a crise de confiança pela qual o Brasil está passando. Entretanto, ele questiona:
“Quem pagará essa conta?”.
Neste terceiro mandato, o presidente Lula adotou uma postura diferente do que se observa tradicionalmente. Em geral, nos primeiros anos de governo, se promove algum tipo de ajuste para fazer a economia chegar melhor na metade final e, assim, garantir um caminho mais fácil para a reeleição ou para a vitória de um sucessor.
Mas não foi esse o roteiro escolhido.
Com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, o governo já abriu uma margem bilionária para gastar mais logo na largada da gestão.
Ao longo do atual mandato de Lula, as despesas obrigatórias também cresceram de forma acelerada, comprimindo o espaço para os gastos discricionários (não obrigatórios, como investimentos), colocando em dúvida a sobrevivência do arcabouço fiscal.
Sobre o programa
Acompanhe Estadão Analisa com o colunista Carlos Andreazza, de segunda a sexta-feira às 7h, com uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram