Você esta pronto para se garantir?
Cuidados com segurança de um aeroporto começam no solo
Engenheiro responsável por uma das maiores obras aeroportuárias do país, o Antares Polo Aeronáutico, explica o que é um laboratório e solo e a importância do controle tecnológico de solo
Num aeroporto, a preocupação com a segurança existe muito antes do início de suas operações. Já em suas obras, complexas muitas vezes, são definidos e adotados padrões técnicos de engenharia que irão assegurar que esse equipamento aeronáutico esteja totalmente preparado para pousos e decolagens de aeronaves.
Além de normas técnicas rigorosas, a construção de um aeroporto envolve vultosos investimentos, o que faz com as decisões numa obra como essa sejam sempre subsidiadas por muitos cálculos, estudos e muito planejamento.
Por isso é comum que em muitos canteiros de obras de grande porte se tenha um laboratório de solo.
Quem explica qual a função desse espaço é Breno Rojas, engenheiro civil responsável pelas obras do Antares Polo Aeronáutico, que está sendo construído no município de Aparecida de Goiânia, na Grande Goiânia.
A função principal de um laboratório de solo é fazer o controle tecnológico, que é o que nos fornece informações essenciais para projetos de engenharia, construção civil e obras de infraestrutura.
Ele ajuda a garantir a segurança, estabilidade e a durabilidade das estruturas construídas, explica o engenheiro.
De acordo com Breno, os resultados dos ensaios técnicos feitos no laboratório de solo auxiliam em decisões importantes sobre a obra.
Por meio desses ensaios técnicos conseguimos, por exemplo, avaliar a capacidade de suporte, ou seja, a condição do solo para suportar cargas impostas por edificações, estradas, pontes, entre outras estruturas, salienta o engenheiro.
Segundo Breno Rojas, a coordenação e realização dos ensaios e testes num laboratório de solo requer o trabalho de engenheiros especializados em geotecnia de solos, como é o caso do Antares. “Esses profissionais são responsáveis por supervisionar todas as atividades relacionadas aos ensaios e controles tecnológicos de solo. Além disso, o nosso laboratório conta com laboratoristas, técnicos e auxiliares que são treinados para realizar os ensaios de acordo com os padrões e normas técnicas estabelecidas”, afirma o engenheiro.
Terraplanagem e drenagem
O engenheiro civil explica também que numa obra de um aeroporto, a terraplanagem tem uma importância única, refletindo na segurança das estruturas que serão edificadas no local.
A terraplanagem é uma etapa crítica, que requer atenção especial devido às exigências específicas associadas à infraestrutura aeroportuária.
Por isso é uma fase que demanda mais tempo para conclusão. Em muitos casos, a terraplanagem pode consumir de 30% a 60% do tempo total da obra, esclarece.
O engenheiro afirma que essa atenção especial dada à terraplanagem numa obra aeroportuária é necessária porque é o momento crucial em que se criará uma superfície nivelada e adequada para o deslocamento das aeronaves.
Rojas esclarece que a obra de um aeroporto, especialmente do porte do Antares que poderá receber operações até de um Boeing 737, possui algumas peculiaridades, um exemplo é o cuidado com a drenagem.
Aeroportos por serem empreendimentos de grande porte, necessitam de grandes áreas para sua implantação.
Assim, o sistema de drenagem deve ser altamente eficiente para lidar com grandes volumes de água, explica.