Estadão São Paulo
Da decolagem à queda: a cronologia da tragédia com o avião da Voepass em fotos e vídeos
Imagens ajudam a contar a história do acidente aéreo no interior de São Paulo, um dos maiores já registrados no País

Era mais uma viagem do ATR 72-500, dessa vez de Cascavel, no Paraná, para o Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Mas a aeronave, que levava 58 passageiros e quatro tripulantes, não chegou ao seu destino.
O avião caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e não houve sobreviventes. Autoridades investigam a causa do acidente — uma das principais suspeitas é a formação de gelo nas asas — e familiares e amigos lidam com a dor e a saudade.
Abaixo, uma cronologia em fotos e vídeos daquele que é o acidente aéreo em solo brasileiro com mais vítimas desde 2007.
Dias antes do voo
Amantes da aviação gravaram o ATR 72-500, matrícula PS-VPB, da Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo), em uma decolagem padrão dias antes do acidente.
@aviacaoguarulhosjpd UM DOS ÚLTIMOS REGISTROS DA DECOLAGEM DO ATR 72-500 DA VOEPASS QUE CAIU HOJE EM VINHEDO COM DESTINO AO AEROPORTO DE GUARULHOS. MATRÍCULA: PS-VPB #atr #voepass #aviao #aeroporto #planespotting #reels #foryou
Nas redes sociais, também estão registros da tripulação, incluindo a comissária Debora Soper Avila, em viagens anteriores.
Um dia antes do acidente
A jornalista Daniela Arbex voou no PS-VPB um dia antes do acidente e contou que, na ocasião, o ar condicionado da aeronave não estava funcionando.
Minutos antes da decolagem
Na sexta-feira, 9, pouco antes de embarcar, a fisiculturista Daniela Schulz Fodra postou um vídeo em suas redes sociais falando sobre a viagem.
@estadao QUEDA DE AVIÃO | Entre os 57 passageiros que morreram na queda de um avião que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) no início da tarde de sexta-feira, 9, estava um casal de Ubiratã (PR): Daniela Schulz e o marido, Hiales Fodra. Fisiculturista e influenciadora digital, o perfil de Daniela conta com mais de 16 mil seguidores no Instagram. Momentos antes de embarcar, ela gravou stories do aeroporto afirmando que estava a caminho dos Estados Unidos para uma viagem com o marido. “Muitas horas de espera e de voo, mas se Deus quiser vai dar tudo certo”, falou. Siga a cobertura da tragédia e conheça as vítimas no site do Estadão.
A passageira Isabella Santana Pozzuoli também postou um vídeo minutos antes do embarque.
Ela estava em frente ao avião e destacou a baixa temperatura (8ºC).
@capitalmtnoticias A jovem Isabella Pozzuolli fez um vídeo no aeroporto de Cascavel por volta das 11h da manhã que mostra a sua mala e o avião ao fundo. Isabella Pozzuolli morava no Rio de Janeiro e pelas suas redes sociais, mostrava que costumava viajar com frequência. Ela era professora de Educação Física e chegou a dar aulas no Inspi do Flamengo. #atr72 #acidenteaereo #voepass #vinhedo
No avião
Já no avião, alguns passageiros compartilharam fotos com familiares.
Rafael Fernando dos Santos foi um deles.
Ele tirou uma foto ao lado da filha, Liz Ibba dos Santos, que o acompanhava para comemorar o Dia dos Pais.
O casal Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e José Cloves Arruda, de Guaratinguetá (SP), também tirou fotos no avião.
Durante o voo
A aeronave não reportou qualquer emergência antes do acidente.
É tudo prematuro, mas o que temos até agora é que não houve, por parte da aeronave, comunicação com órgãos de controle de que haveria alguma emergência,
disse o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, em entrevista coletiva na noite de sexta-feira, 9.
Perda de altitude
O avião perdeu 4 mil metros de altitude em 1 minuto. Segundo dados do site Flightradar24, às 12h23, o avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude, permanecendo nessa altura até 13h21.
A partir desse horário, a página mostra uma perda de altitude da aeronave.
The last 60 seconds of the flight, the transponder of flight #2Z2283 was transmitting a vertical speed between -8.000 and -24.000 feet per minute. pic.twitter.com/imJISi4R81
— Flightradar24 (@flightradar24) August 9, 2024
In the area where #2Z2283 crashed there is an active warning for severe icing between 12 000 feet and 21 000 feet. #2Z2283 was flying at 17 000 feet just before the crash. pic.twitter.com/KpLRIHi4td
— Flightradar24 (@flightradar24) August 9, 2024
@estadao ACIDENTE AÉREO 🔴 Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, caiu no início da tarde desta sexta-feira, 9, na cidade de Vinhedo (SP). Não há sobreviventes. Imagens gravadas por moradores mostram fogo após a queda. O acidente com o voo de matrícula PTB 2283, que pertencia à VOEPASS Linhas Aéreas (antiga Passaredo), aconteceu em uma área residencial, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Leia mais no link. Vídeo: StringersHub via AP #quedadeavião #Vinhedo #aviãoVinhedo
Moradores registram os últimos instantes do avião no céu
Infelizmente acabou de acontecer….
Acidente com passaredo em vinhedo pic.twitter.com/PCe7G6OySl— fernandopamplona (@fdpamplona) August 9, 2024
@estadao ACIDENTE AÉREO 🔴 Um dos moradores de Vinhedo, local onde ocorreu a queda de um avião com 62 pessoas na última sexta-feira (9), descreveu o momento do acidente: “Vi o avião se aproximando da minha casa e ouvi estrondo”, relatou. O número de mortos no interior paulista subiu para 62. A informação foi confirmada pela empresa aérea Voepass (antiga Passaredo), responsável pelo voo), na manhã deste sábado, 10. No balanço feito na noite de sexta, a companhia havia reportada 61 óbitos. Acompanhe a cobertura completa no link. #Vinhedo #aviãoVinhedo #quedaavião #acidenteaéreo
@estadao ACIDENTE AÉREO 🛩️ Edson Martins, morador de Vinhedo, estava na rua quando recebeu uma chamada de vídeo dos sogros, mostrando uma fumaça preta próxima à sua casa. Ele retornou para verificar e se deparou com um avião, vindo de sua terra natal, Paraná, caído no terreno ao lado. Confira o relato completo no vídeo e leia mais no site do Estadão. Reportagem: Ítalo Lo Re | Vídeo: Leandro Souza/Estadão #avião #acidente #acidenteaéreo #vinhedo #sãopaulo
Pessoas que não embarcaram
Algumas pessoas não embarcaram na aeronave e, com as primeiras informações sobre a queda do avião, compartilharam suas histórias e entraram em contato com familiares para tranquilizá-los.
Você tá onde? Eu também, minha filha (ao fundo dá para ouvir a filha dizendo que estava com saudade dele).
O papai já está indo para casa. Eu perdi o voo. Ô, filha, porque eu perdi o voo.
Porque o voo que eu perdi, ele caiu, o avião. Deus é muito bom, filha. O papai te ama, tá?, disse Adriano Assis à filha ainda no aeroporto de Cascavel
José Felipe Araújo, de 21 anos, foi barrado de embarcar no voo.
Aconteceu que eu me enganei com as empresas de voos.
Eu pensei que ia sair pela Latam, não pela Voepass, que infelizmente foi o que caiu, disse em depoimento ao Estadão.
@estadao ACIDENTE AÉREO 🔴 Um passageiro que perdeu o avião que caiu em Vinhedo, no interior paulista, na tarde deste sexta-feira, 9, parecia não encontrar palavras na ligação por telefone com a família. Ainda no aeroporto de Cascavel, no Paraná, Adriano Assis falou emocionado com a filha. “Eu perdi o voo. Papai te ama”, disse com a voz embargada. O avião com 58 passageiros e quatro tripulantes tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Conforme o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Podemos), não há sobreviventes. Leia mais no link. 📹 Vídeo: Fábio Donegá/Estadão #aviãoVinhedo #quedaavião #Vinhedo
@estadao ACIDENTE AÉREO 🔴 Em entrevista coletiva na tarde de sábado, 10, o tenente-coronel Araújo Monteiro, chefe de gabinete da Defesa Civil do Estado de São Paulo, disse que dois corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo já foram identificados. O número de mortos no interior paulista subiu para 62. A informação foi confirmada pela empresa aérea Voepass (antiga Passaredo), responsável pelo voo), na manhã deste sábado. Acompanhe a cobertura completa no link. 📹 Vídeo: Bianca Gomes/Estadão #Vinhedo #aviãoVinhedo #quedaavião #acidenteaéreo
Hipótese sobre a queda do avião
@estadao O QUE CAUSOU A QUEDA DO AVIÃO DA VOEPASS? | As condições climáticas estão entre as hipóteses mais fortes para explicar a queda de um avião em Vinhedo, no interior paulista, nesta sexta-feira, 9. A queda da aeronave da companhia aérea Voepass, que partiu de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, deixou 61 mortos. A empresa informou que não há sobreviventes entre os 57 passageiros e quatro tripulantes. É o acidente aéreo com maior número de vítimas desde 2007. Imagens da queda do avião, que mostram a aeronave caindo em um giro vertical, posição chamada de “parafuso chato” no meio da aviação, é o principal indicativo de que o acidente ocorreu devido a uma perda de sustentação, o “estol”. Segundo especialistas, a perda de sustentação da aeronave pode estar associada à formação de gelo nas asas do avião, mas só a investigação será capaz de dar a resposta. Lito Sousa (@avioesemusicas) conversou com o Estadão sobre o caso. Leia mais no link.





