Forte Economia Americana
Departamento do Tesouro propõe moeda com rosto de Trump para marcar 250º aniversário dos EUA
De acordo com os esboços divulgados, ambos os lados da moeda poderiam trazer imagens do presidente Donald Trump, mas a lei determina que apenas pessoas falecidas podem aparecer na moeda norte-americana

Autoridades do governo americano sugeriram cunhar uma moeda de US$ 1 com a imagem do presidente Donald Trump para marcar o 250º aniversário da fundação dos Estados Unidos no próximo ano, um plano que pode violar a lei.
De acordo com imagens preliminares que circularam online nessa sexta-feira, 3, um lado da moeda mostraria o perfil de Trump, junto com as palavras “LIBERTY” (“Liberdade”), “IN GOD WE TRUST” (“Em Deus nós confiamos”) e “1776-2026.”
O outro lado da moeda mostraria Trump em pé, com o punho direito cerrado, em frente a uma bandeira americana e as palavras “FIGHT FIGHT FIGHT” (“Lute lute lute”) – uma referência à tentativa de assassinato em 2024 durante seu comício de campanha em Butler, na Pensilvânia.
Em uma postagem no X, o Tesoureiro dos EUA, Brandon Beach, confirmou que as imagens são reais
Sem fake news aqui, escreveu Beach.
Esses primeiros rascunhos em homenagem ao 250º aniversário da América e ao @POTUS são reais.
Ansioso para compartilhar mais em breve, assim que o fechamento obstrucionista do governo dos Estados Unidos terminar.
No fake news here. These first drafts honoring America’s 250th Birthday and @POTUS are real.
Looking forward to sharing more soon, once the obstructionist shutdown of the United States government is over. https://t.co/c6HChM6ijG
— U.S. Treasurer Brandon Beach (@TreasurerBeach) October 3, 2025
Um porta-voz do Departamento do Tesouro, que falou sob condição de anonimato, disse que as imagens representavam um “primeiro rascunho.”
Sob a liderança histórica do presidente Donald J. Trump, nossa nação está entrando em seu 250º aniversário mais forte, mais próspera e melhor do que nunca, disse a fonte.
Embora ainda não tenha sido selecionado um design final para a moeda de 1 dólar que irá comemorar o semiquincentenário (250 anos) dos Estados Unidos,
esse primeiro rascunho reflete bem o espírito duradouro do nosso país e da democracia, mesmo diante de imensos obstáculos.
Esperamos compartilhar mais em breve.
— DragonsArt.ENJ (@Alfo_nel) October 3, 2025
De acordo com uma lei aprovada em 2020, o Departamento do Tesouro pode cunhar moedas de 1 dólar durante 2026 para marcar o 250º aniversário “com designs emblemáticos do semiquincentenário dos EUA”.
De acordo com uma lei aprovada em 2020, o Departamento do Tesouro pode cunhar moedas de 1 dólar durante 2026 para marcar o 250º aniversário “com designs emblemáticos do semiquincentenário dos EUA”.
Porém, de acordo com o código dos EUA, apenas o retrato de uma pessoa falecida pode aparecer na moeda e nos títulos dos Estados Unidos –
uma lei que surgiu de uma tradição da era colonial que impedia colocar presidentes em exercício nas moedas americanas, para se distanciar da monarquia britânica.
Além disso, a lei de 2020 estabelece que
nenhum retrato de cabeça e ombros ou busto de qualquer pessoa, viva ou morta,
e nenhum retrato de uma pessoa viva pode ser incluído no design do reverso de qualquer moeda
produzida para o semiquincentenário, o que poderia ser violado ao ter a imagem de Trump em ambos os lados da moeda.
Anthony Michael Kreis, professor de direito constitucional da Faculdade de Direito da Georgia State University, disse que é improvável que o código dos EUA não se aplique também às moedas do 250º aniversário, que ainda seriam consideradas moeda de curso legal.
— Fernando (@Ferchufer21) October 3, 2025
Fundamentalmente, não consigo imaginar que essa seção do código, que diz que você não pode ter uma pessoa viva gravada na moeda,
trate dinheiro em papel, moedas ou moedas comemorativas de maneira diferente.
Tudo se encaixa no mesmo guarda-chuva de moeda legal, disse Kreis ao Washington Post.
Kreis também observou que o governo Trump pode acreditar que consegue cumprir os requisitos para a moeda do semiquincentenário – que deveria trazer uma imagem emblemática do 250º aniversário da independência americana – colocando “1776-2026” em um dos lados da moeda.
Acho que não importa quais sejam as justificativas deles: ou estão flagrantemente violando a lei,
ou estão dividindo os fios de cabelo de forma tão fina que acabam esvaziando o sentido da lei. …
A ideia de termos uma pessoa viva na cunhagem é meio que anátema (reprovação) para o nosso sistema em geral, afirmou.
Historic news 🇺🇸 But remember, Mint = $1 coin. Real Trump Coins = collector-grade, pure silver & gold, designed & approved by President Trump. #realtrumpcoins pic.twitter.com/hSBdebxwDD
— realtrumpcoins (@realtrumpcoins1) October 3, 2025
Em 2005, o presidente George W. Bush sancionou a Lei da Moeda Presidencial de 1 Dólar, que orientava a Casa da Moeda dos EUA a emitir uma série de moedas de um dólar homenageando ex-presidentes dos EUA na ordem em que serviram – mas apenas aqueles que já estivessem falecidos havia pelo menos dois anos.
A Casa da Moeda dos EUA suspendeu a emissão dessas moedas presidenciais em 2011.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.
Por Amy B Wang (The Washington Post )
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social