Joby Aviation, sede na Califórnia
Empresa faz primeiro teste de táxi voador em Nova York; veja vídeo
Teste da Joby Aviation foi considerado bem-sucedido; empresa planeja fornecer o serviço de táxi aéreo a passageiros a partir de 2025

A empresa Joby Aviation, com sede na Califórnia, realizou com sucesso no último domingo, 12, um teste de seu táxi voador em Nova York.
Footage from our ongoing flight testing in Marina, California. Our latest flight controls software release is demonstrating excellent performance across all phases of flight. pic.twitter.com/AQnh4IY2T4
— Joby Aviation (@jobyaviation) March 29, 2024
Segundo a Joby, foi o primeiro voo de um veículo do tipo na cidade e a primeira vez que a empresa voou em um ambiente urbano.
A Joby desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês), também conhecidos como “carros voadores”, e planeja fornecer o serviço de táxi aéreo a passageiros a partir de 2025.
Lessons learned from @jobyaviation's 2022 #eVTOL #accident.
Read more here:https://t.co/M5PEJauRPx
— eVTOLmag (@eVTOLmag) March 25, 2024
A empresa está desenvolvendo o serviço em parceria com a Delta Air Lines e espera que Nova York seja um de seus primeiros mercados após receber a certificação da Federal Aviation Administration (FAA), órgão regulador dos EUA.
De acordo com a Joby, os voos terão capacidade para quatro passageiros, que poderão voar até cerca de 160 quilômetros com uma única carga.
🇦🇪 Joby Aviation expects to launch its flying taxi service in #Dubai before anywhere else.#Technology #Taxi #UAE #USA #X pic.twitter.com/RGoNwLZrI8
— YusufHaji (@YusufHaji87) March 23, 2024
A expectativa da empresa é de que a viagem de Manhattan até o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), que pode levar mais de uma hora de carro, possa ser realizada em apenas sete minutos pela aeronave.
Planejamos fazer com que o voo silencioso e sem emissões se torne uma realidade cotidiana e acessível para os nova-iorquinos,
ao mesmo tempo que reduzimos significativamente o impacto do ruído dos helicópteros, diz JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.
A Joby e a Delta afirmam que trabalham junto à autoridade portuária de Nova York e à Corporação de Desenvolvimento Econômico da cidade para planejar as operações iniciais, o que inclui o desenvolvimento de infraestrutura no JFK e no Aeroporto Internacional LaGuardia, por meio de investimentos da Delta em seus hubs nos dois aeroportos.
We have been working for over a decade to get our technology ready for market and are excited to take this moment to celebrate our achievements so far. #nyse #experiencesquare #eVTOL @NYSE pic.twitter.com/XlpxXiA1Pa
— Joby Aviation (@jobyaviation) August 11, 2021

