Notícias : Últimas Notícias» Notícias

Séria operação militar no Iêmen

EUA fazem novos ataques contra Houthis no Iêmen um dia após atingir quase 30 locais

Novos ataques foram de alcance muito menor do que na noite anterior

Um dia depois de lançar um ataque coordenado a quase 30 posições Houthi, os EUA realizaram novos ataques no Iêmen, de acordo com uma autoridade norte-americana.

Os novos ataques, realizados na noite de sexta-feira (12), no horário de Brasília, foram de alcance muito menor do que na noite anterior. Eles tinham como alvo um radar usado pelos Houthis, disse a autoridade.

Os Houthis dispararam ao menos um míssil balístico contra um navio comercial na sexta-feira (12).

Na quinta-feira (11), os EUA e o Reino Unido atacaram 28 locais distintos dos Houthi, em uma tentativa de enfraquecer a sua capacidade de disparar contra navios internacionais no Mar Vermelho. Os dois países foram apoiados por Canadá, Austrália, Bahrein e Holanda.

Este último ataque foi realizado unilateralmente pelos Estados Unidos, segundo a fonte.

Os EUA ameaçaram a possibilidade de uma ação militar adicional se os Houthis continuassem a lançar ataques de drones e mísseis contra navios comerciais no Mar Vermelho.

“Garantiremos que responderemos aos Houthis se eles continuarem com esse comportamento ultrajante junto com nossos aliados”, advertiu o presidente dos EUA, Joe Biden, na sexta-feira, enquanto estava na Pensilvânia.

Mas, depois dos ataques liderados pelos EUA, o grupo rebelde apoiado pelo Irã lançou outro míssil balístico contra um navio comercial no Golfo de Aden, a sul do Iêmen.

Os novos ataques também ocorrem depois de a Casa Branca ter dito que tentava evitar uma escalada no conflito.

Tudo o que estamos fazendo, tudo o que estamos tentando fazer é evitar qualquer nova escalada,

ressaltou à CNN John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional.

O conjunto de ataques liderados pelos EUA na noite de quinta-feira (11) teve como alvo instalações de radar e de comando e controle, bem como instalações usadas para armazenamento e lançamento de drones, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos.

Estas são as principais armas que os Houthis usaram para atacar navios comerciais no Mar Vermelho. Os ataques anteriores mataram

cinco pessoas e feriram outras seis, de acordo com um porta-voz dos militares Houthi.

Os Houthis prometeram que as suas forças responderiam ao ataque, chamando os alvos dos EUA e do Reino Unido de “legítimos”.

Por:Oren Liebermannda CNN

Link orginal da matéria:

EUA fazem novos ataques contra Houthis no Iêmen um dia após atingir quase 30 locais

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo