CARTA EXPRESSA
Fux vira o relator de ação que tenta tirar Bolsonaro da prisão
Dias Toffoli negou o habeas corpus, mas advogada — que não integra a defesa do ex-presidente, voltou a apelar
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux foi designado relator de uma reclamação contra a decisão em que Dias Toffoli negou um habeas corpus apresentado em prol de Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado.
Vai dar rebu no BRASIL. Fux vai soltar Bolsonaro ??? pic.twitter.com/rV2YFgkQZZ
— SandraSaray (@Saray_sandrac) December 10, 2025
Toffoli rejeitou o HC em 17 de novembro.
A advogada autora do pedido não integra a defesa do ex-presidente e, segundo o ministro, poderia causar prejuízo às teses e às estratégias processuais dele.
A advogada apelou, mas Toffoli rechaçou o agravo regimental na última quarta-feira 3. Ato contínuo, determinou o trânsito em julgado — ou seja, atestou não caber qualquer novo recurso.
Já na quinta 4, a autora protocolou uma reclamação, por meio da qual busca suspender imediatamente a decisão de Toffoli de encerrar o processo e,
no mérito, cassá-la em definitivo por supostas usurpação de competência e afronta ao devido processo legal e à isonomia.
O objetivo da advogada com o eventual desarquivamento é forçar a análise do agravo regimental na Segunda Turma, da qual fazem parte Fux, Toffoli, Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.
Luiz Fux, o único juiz que está na Corte Superior, e todo advogado iniciante, sabe que está correto.pic.twitter.com/m6HVPKLJ22
— Angela 🇧🇷🇮🇱🇺🇸 (@VozDaRepublica) November 29, 2025
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social


