Notícias : Goiás

Comportamento

Anápolis foi representada no 1º Encontro de Mulheres do Legislativo

Evento contou com a participação da deputada Vivian Naves (PP) e da secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultural de Anápolis, Eerizania Éneas de Freitas.

O 1º Encontro de Mulheres do Legislativo, e convidadas, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29, nas instalações da Assembleia Legislativa de Goiás.

Ao iniciar os trabalhos,

a deputada Bia de Lima (PT) comentou sobre o número de parlamentares femininas que dobrou nessa Legislatura em relação à passada. Explicou que encontros como esse possibilitam instruir, capacitar e debater sobre as lutas enfrentadas, resultando com que mais mulheres sejam eleitas no Estado.

“No mundo da política não existe lacuna, não existe espaço vago, nós queremos fazer com que outras mulheres possam começar a galgar esse caminho de fazer política, que é arte do bem comum, do trabalho coletivo”, discursou.

 

A deputada Vivian Naves

(Progressista) também defendeu de forma sucinta a importância de discutir temas de interesse da mulher nessa Casa e de pautas femininas presentes nos projetos de lei. Ela disse que sempre estará à disposição de receber em seu gabinete causas em defesa dos direitos das mulheres.

Em seguida,

a deputada Rosângela Rezende (Agir) fez o uso da palavra, e afirmou que esse mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher foi histórico na Casa, em que se debateu sua participação na política, seus direitos e suas garantias.

“Política é solidariedade, nós mulheres nos politizando vamos construir um estado muito melhor”,

explica a parlamentar.

 

SUPORTE NECESSÁRIO

Dando sequência nas exposições, a titular da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultural de Anápolis, Eerizania Éneas de Freitas, contou sua experiência no resgate de vítimas da violência doméstica e salientou a necessidade de estruturação do Estado para garantir uma efetiva proteção às mulheres.

“A única ferramenta capaz de encorajar uma mulher a romper com um ciclo de violência é uma rede de apoio para garantir todo o suporte necessário”,

disse ao revelar que Anápolis foi o primeiro município a ofertar um serviço completo de acolhimento desde o primeiro instante.

Ela convidou

os representantes da Administração Pública a refletir sobre as políticas atuais de proteção as vítimas de violência. “A gente precisa ter a responsabilidade de conduzir essa mulher a um lugar de segurança. Falta constituição de uma rede fortalecida e, sobretudo, a falta de empatia para acolher às mulheres”, concluiu.

 

GESTÃO EM DEFESA DA MULHER
Em um breve momento de sua fala, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB) destacou sobre o seu compromisso de atuar em defesa das mulheres, coibir os diversos tipos de violência contra as mulheres e garantir legislações punitivas e exemplares aos condenados por crimes contra as mulheres.

A advogada Anna Raquel Gomes,

primeira convidada a discursar, falou sobre o impacto da legislação eleitoral nas campanhas femininas. Ela iniciou sua contribuição convidando as mulheres a participarem ativamente da política e comentou sobre os riscos da sub-representatividade das mulheres nas casas legislativas. “Nossa força, enquanto sociedade civil organizada, é de lutar para impedir a diminuição de recursos e direitos”, afirmou.

A advogada discursou também,

por temas como o impacto da pandemia, sobretudo no desemprego, na vida das mulheres. Anna salientou que as pesquisas mais recentes indicam as mulheres como maioria entre os chefes de família.

[caption id="attachment_135346" align="alignnone" width="1024"] Vívian Naves: Estou com gabinete aberto e disposição para defesa dos direitos das mulheres". Eerizania de Freitas: "Rede de apoio precisa ser fortalecida para garantir o suporte necessário".[/caption]
[caption id="attachment_135347" align="alignnone" width="1024"] 1º Encontro de Mulheres do Legislativo[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo