Notícias : Goiás

são 20 mil pontos de vendas

Crea-GO promove fiscalização intensiva na região da Rua 44, em Goiânia

O polo comercial da 44 possui 10 ruas e 16 quadras, que abrigam mais de 12 mil estabelecimentos comerciais, segundo dados da Associação Empresarial da Região da 44

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), tendo em vista a segurança da sociedade goiana e de turistas que visitam, em grande número, a região comercial da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, realizará, nos dias 27 e 28 de fevereiro (quarta e quinta-feira, respectivamente) e 1º de março (sexta-feira), uma fiscalização intensiva no local.

A ofensiva preventiva terá como principal foco a fiscalização de sistemas de combate a incêndio fixo ou móvel, extintores de incêndio das lojas, instalações elétricas, entre outros.

O polo comercial da 44 possui 10 ruas e 16 quadras, que abrigam mais de 12 mil estabelecimentos comerciais, segundo dados da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44).

“O Crea-GO vai focar a fiscalização em lojas, shoppings, galerias, hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e outros.”

Com a participação de 9 (nove) agentes de fiscalização regionais nos três dias de trabalho, o Crea-GO também verificará, entre outros, Planos de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para sistemas de ar-condicionado central ou split; vistoria, reparos, manutenção e instalação de elevador, elevador de carga, escada rolante e esteira rolante; de central de gás; de cerca elétrica, de CFTV (câmeras de segurança, DVR), interfones, central de alarme, central telefônica.

Também serão fiscalizados antena coletiva, gerador de energia, subestação de energia elétrica, gerador de vapor, aquecedor de água, reservatório de água (limpeza e/ou impermeabilização) e controle de pragas.

Parques e jardins, paisagismo (manutenção, adubação, controle de pragas, projetos e execução) também serão incluídos na fiscalização.

A execução de todos os serviços deve ser comprovada através de notas fiscais, contratos, comprovantes de pagamentos, relatórios de manutenção, ordens de serviços, projetos e outros.

Todas as irregularidades encontradas serão encaminhadas para órgãos competentes como: Ação Urbana, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

“Hoje, a região da Rua 44 recebe muitos visitantes de todo o Brasil e há um grande acúmulo de pessoas na área das lojas. A principal preocupação do Conselho é como está o licenciamento de todos aqueles estabelecimentos. Visamos à segurança de todos aqueles que trabalham ou visitam a região, que possui muitos materiais que são combustíveis, como madeira e tecidos. Com essa fiscalização, fazemos um trabalho de prevenção de possíveis acidentes”, explica o gestor do Departamento de Fiscalização do Crea-GO, Eng. Mec. Walter Santana.

Com concentração da equipe de fiscais na sede do Crea-GO, o trabalho de fiscalização intensiva será iniciado às 8h de quarta-feira (27/2) e finalizado no fim da tarde do dia 1º de março (sexta-feira).

A expectativa do Departamento de Fiscalização do Crea-GO é que ao menos 50% dos estabelecimentos sejam fiscalizados. O resultado será divulgado logo após o feriado de carnaval, no dia 7 de março.

As obras e serviços de Engenharia na região da Rua 44 são fiscalizados recorrentemente pelo Crea-GO, no exercício diário de suas atividades, sendo a fiscalização intensiva mais uma ação do Conselho goiano visando à segurança e proteção da população de Goiás.

Sobre a Região da 44 –

Segundo dados da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), são 20 mil pontos de vendas. Os comerciantes se dividem em 12 mil lojas nas galerias e em 8 mil barracas na Feira Hippie. A AER44 afirma que a região gera 150 mil empregos diretos e movimenta, em média, R$ 570 milhões por mês, de janeiro a setembro.

Nos últimos meses do ano, o valor pode chegar a R$ 1 bilhão. Estes números fazem da região da Rua 44 o segundo maior polo atacadista do Brasil, atrás apenas no Brás, em São Paulo. As lojas da 44 comercializam mercadorias para todos os estados brasileiros. Parte dos compradores ocupa 5 mil leitos concentrados em poucos quarteirões.

Outros optam por não repousar em Goiânia. Reservam apenas um dia para as compras e vão estocando os produtos nos bagageiros dos ônibus. Há lojistas exportando produtos para países na África, da Europa e para os Estados Unidos.

SERVIÇO:
PAUTA: Fiscalização do Crea-GO na região comercial da Rua 44
DATA DE INÍCIO: 27 de fevereiro de 2019 (quarta-feira)
HORÁRIO: a partir das 8h
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: Estacionamento da sede do Crea-GO (Rua 239 nº 561 – Setor Universitário)

Fiscalização do Crea-GO na região comercial da Rua 44 Reprodução Curta Mais
Fiscalização do Crea-GO na região comercial da Rua 44 Reprodução Curta Mais Divulgação
Reprodução site Empreender em Goiás
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo