Notícias : Goiás

O CORAE

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil.

Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.

Oficialmente, esta data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.

O fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação.

As pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.

Link original da matéria:
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia/

O CORAE
A filosofia do CORAE fundamenta-se na promoção da melhoria de vida das pessoas com deficiência, visando à conscientização e a retirada de rótulos negativos que contribuem com o preconceito e a dificuldade de inclusão no meio social.

“Sou mãe da pequena Maria Clara que possui diagnóstico de Síndrome de Dravet,. Fui indicada a procurar atendimento no CORAE, instituição onde encontro total atendimento clínico, terapêutico e escolar para Maria Clara gratuitamente.
Agradeço muito a todos os profissionais que aqui atendem!”

MARIA CLÁUDIA MÃE

Nossa história

O CORAE – Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata é uma sociedade civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos. Surgiu em 1972, da necessidade de um grupo de mães de buscar o desenvolvimento de seus filhos, todos com deficiências múltiplas, que reuniram-se para aplicar técnicas absorvidas junto ao centro técnico do Rio de Janeiro e de São Paulo, adotando o método DOMAN/DELACATO/VERAS, considerando a participação dos responsáveis pelas crianças, em tempo integral para execução dos exercícios diários em que se baseia o método.

Inicialmente o trabalho era realizado na residência de uma das mães que dispunha de alguns equipamentos para o método. O espaço físico logo tornou-se pequeno para o número de mães que buscavam orientações.

Cogitou-se, então da utilização de um pavilhão no antigo Abrigo dos Velhos, onde hoje é o Fórum de Goiânia.

Nesta época, em decorrência do falecimento de uma das crianças do grupo inicial, houve o fortalecimento do propósito de criar uma instituição que beneficiasse outras crianças em situação semelhante. Assim, no dia 10 de julho de 1972, foi fundado o CORAE na residência da família do Péricles Porta Pereira, que embora já falecido, deu forças ao movimento de criação do CORAE.

A escolha do nome foi dada pelo Dr. Walter Massi que incentivou e orientou a sua criação, tornando-se seu primeiro diretor médico. Ressalte-se que, na época, o método foi contestado pela Associação Médica de Goiás. Atualmente este método é seguido pelas maiores instituições do gênero, sobretudo nos Estados Unidos.

Considerando que sua criação foi resultado do trabalho de mães de crianças com males físicos e intelectuais, o CORAE é o resultado de muito amor, uma de suas permanentes características.

A sede provisória foi instalada no primeiro andar do Ed. Magalhães Pinto, na Avenida Goiás, ainda em construção. De lá, o CORAE passou a funcionar na Clínica Isabela, onde permaneceu até ocupar sua sede própria na Rua T-28 no Setor Bueno, adquirida, inicialmente com recursos obtidos em um show da artista Elis Regina, apoiado pelo então Governador Leonino Caiado, onde manteve seus atendimentos até o ano de 1988.

A primeira escola que funcionou no CORAE foi viabilizada por convenio com a Prefeitura Municipal de Goiânia, Cuja Secretária da Educação, Professora Alcina de todo apoio ao CORAE. Esta Escola permanece atuando até a atualidade.

Em 1988 foi obtida uma nova sede, doada pela FUNABEM, com espaço mais amplo, adaptado e coerente com a realidade do trabalho clínico e pedagógico, situado na Avenida T-3 do Setor Bueno.

As atividades desenvolvidas na instituição são especificas às pessoas com deficiência física e intelectual. São realizados programas e projetos nas áreas de: saúde, educação e assistência social as famílias.

Em 2014 o CORAE foi incluído no Programa Viver sem Limites, do Ministério da Saúde, Tornando-se um CER II, ou seja Centro de Reabilitação Física e Intelectual, cujas atividades se desenvolvem principalmente na sua antiga sede, na Rua T-28, sendo que os casos que exigem a atuação de outras equipes disponíveis na sua sede, na Av. T-3, são para lá encaminhados.

Hoje o CORAE é uma instituição que desenvolve ações de caráter Clinico, Pedagógico e de Assistência Social, para as quais dispõe de equipes de médicos; odontólogos; fisioterapeutas, fonoaudiólogos; terapeutas ocupacionais; serviço social; psicologia e equipe pedagógica, com objetivo de atender pessoas com deficiência física, intelectual, distúrbios de comportamento e de aprendizagem.

O CORAE passou de quatro mães para um corpo técnico administrativo de mais de sessenta pessoas.

Constitui orgulho para o CORAE a respeitabilidade da instituição junto ao público e à comunidade técnica, o que se deve à maneira simples e honesta com que é administrado, bem como à competência e dedicação de seu corpo técnico, a única equipe multidisciplinar encontrada em uma só instituição, em todo o Estado do Goiás.

Atende a mais de 370 pessoas, na maioria crianças.

“Dar vida a quem tem direito à vida”
Ajude o CORAE a continuar realizando seu trabalho. Amigo do Corae Clic aqui:
http://corae.org.br/seja-um-amigo-do-corae/

Nos conheça mais
http://corae.org.br/

Marisa Félix Araujo
Dia Nacional do deficiente é comemorado nesta data de hoje !

Muito importante o respeito por pessoas q sofrem de deficiências temporárias e permanentes !

Como professora do curso de arquitetura e urbanismo à 28 anos, e representante da classe e associação de arquitetos de Anápolis (Coarq) venho alertar a toda comunidade e aos nossos colegas se aprofundar na leitura da norma NBR 9050 da ABNT, que vem trazer a todo o setor da construção civil o obrigatoriedade de execução em edificações que atendam às normas de PDC (pessoas com deficiência) tais como: rampas / elevadora /piso tátil / corrimãos / sensores de voz / sensores de luz / e outros q dão suporte a essas pessoas!

É de fundamental importância que  todas as edificações novas ou antigas tenham todos os aparatos necessários para atender PCDs .

Isso faz parte da responsabilidade do profissional arquiteto que responsável por criar ambientes de uso comum sem exceção!

[caption id="attachment_72310" align="alignnone" width="1024"] O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Divulgação[/caption]
[caption id="attachment_72311" align="alignnone" width="1024"] O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Divulgação[/caption]
https://youtu.be/DhjTk2HEK2g
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo