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criação de sites e perfis falsos

ENEL reforça medidas de segurança para proteger clientes contra fraudes virtuais

A Enel Distribuição Goiás tomou conhecimento de um golpe envolvendo fraude no pagamento de faturas de energia.

A Enel Distribuição Goiás tomou conhecimento de um golpe envolvendo fraude no pagamento de faturas de energia.

O golpe envolve

a criação de sites e perfis falsos que se passam pela Enel com o objetivo de enganar os clientes, coletar dados pessoais e emitir documentos de pagamento falsos, inclusive via PIX.

 

A fraude pode aparecer

ainda no topo do ranking dos buscadores (Google, Bing, Yahoo e outros) quando o consumidor pesquisa algum serviço, como a emissão de segunda via de faturas, induzindo maliciosamente o consumidor a entrar em um ambiente falso, onde há a opção de pagamento da conta de energia por meio de PIX, modalidade que não é aceita pela Enel Goiás.

 

A seguir,

a distribuidora reforça as principais recomendações de segurança aos seus clientes:

 

1. O site oficial da Enel é o:

https://www.enel.com.br.

Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba) e isto deve ser observado pelos clientes.

 

2. Além do site www.enel.com.br,

a companhia também disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 062-0196).

 

3. A Enel Brasil possui perfis oficiais

voltados para seus clientes nas plataformas Twitter, Facebook e Instagram. Nesses perfis, a companhia redireciona o contato para os canais seguros para dar prosseguimento a pedidos e acompanhamentos.

 

 

https://www.facebook.com/EnelClientesBR/

 

https://www.instagram.com/enelbrasil/

 

4. Nas redes sociais,

há diversas formas de identificar perfis falsos. Procure observar a data de criação do perfil, conferindo a data da primeira publicação feita. Se o perfil for recém-criado, há fortes indícios de que seja falso. O número de publicações também é outro ponto a ser observado.

Veja, também,

o número de seguidores e a quantidade de interações (número de curtidas e comentários) que, quando baixos, indicam se tratar de perfis falsos. Isso também vale para a baixa qualidade de fotos e imagens, bem como se a conta é verificada pela plataforma/rede social com o símbolo.

 

5. Fique atento a saudações

e em toda a linguagem utilizada nos e-mails, sites suspeitos e SMS. Muitas comunicações falsas utilizam uma linguagem informal como “querido(a) cliente”, protocolo que não é adotado pela Enel. Em casos assim, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão. Atenção: a Enel nunca aborda clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.

 

6. Os boletos originais

devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil ou Itaú, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Em nosso site https://www.enel.com.br/pt/boleto.html, você pode verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e dos boletos que são emitidos.

 

7. Caso receba algum boleto diferente,

não pague e entre em contato com a Enel para verificação e confirmação.

 

8. Fique sempre alerta para links falsos

de cobrança recebidos pelas redes sociais.

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

 

[caption id="attachment_129029" align="alignnone" width="1044"] O golpe envolve a criação de sites e perfis falsos que se passam pela Enel com o objetivo de enganar os clientes, coletar dados pessoais e emitir documentos de pagamento falsos, inclusive via PIX.[/caption]
[caption id="attachment_129030" align="alignnone" width="1024"] A distribuidora reforça as principais recomendações de segurança aos seus clientes[/caption]
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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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