Eleiçoes2020 Aparecida de Goiânia
Gustavo Mendanha tem maior coligação para prefeito do país
Coordenador de campanha, Ricardo Teixeira, afirma que coligação ampla deverá garantir apoio no Legislativo e facilitar governabilidade, em caso de vitória do emedebista
Gustavo Mendanha diz que o diálogo com todos ajudou a conquistar o apoio de 20 partidos, entre eles PT, PCdoB e PSL
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), candidato à reeleição, tem a mais ampla aliança de partidos no país para as eleições 2020 conforme segundo informações do portal G1 a partir de dados do repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A coligação Aparecida Com Certeza é formada pelo MDB – partido do prefeito e do vice-prefeito, Vilmar Mariano – e mais 19 siglas, que, juntas, formam a base de apoio para a reeleição do gestor municipal. Apesar de constar no sistema do TSE, as candidaturas e coligações ainda precisam ser julgadas e homologadas pela Justiça Eleitoral, podendo haver mudança.
Fazem parte da coligação PL, PSD, PMN, Podemos, PSL, PSB, Patriota, PP, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, Cidadania, PT, Solidariedade, PCdoB e PDT. Com a desistência, de última hora, da candidatura a prefeito pelo deputado estadual Cairo Salim, o PROS decidiu apoiar o projeto de reeleição de Mendanha.
Apesar de constar no portal do TSE como integrante da coligação que apoia Gustavo Mendanha, o PSD lançou candidatura própria em Aparecida de Goiânia, sendo candidato o vice-prefeito, Veter Martins.
O registro de candidatura da chapa majoritária de Gustavo Mendanha e Vilmar Mariano, prefeito e vice-prefeito do MDB, respectivamente, que concorrerá as eleições de 15 de novembro, foi realizado no último dia 23 de setembro. O processo de registro será julgado pela Justiça Eleitoral.
Sobre os motivos que levaram a receber o apoio de tantos partidos. O emedebista explicou que desde que ocupou uma cadeira no Legislativo, sendo inclusive presidente da Casa por dois mandatos, buscou sempre fazer uma política de entrega de resultados.
“Eu fui vereador por dois mandatos. No Legislativo, aprendi a importância de ser conciliador. Na primeira vez que disputei a presidência da Câmara Municipal de Aparecida, a eleição foi bem acirrada. Na segunda vez, já tive o apoio de todos. Agora, à frente do Poder Executivo de Aparecida, tive o apoio da maioria dos partidos políticos, inclusive dos meus principais concorrentes na eleição de 2016, e com amplo apoio da Câmara, portanto, entendo que é natural receber o apoio da maioria dos partidos da cidade. Até porque faço política buscando entregar o melhor para a população”, pontuou Gustavo Mendanha.
O candidato disse ainda que aprendeu com o ex-prefeito e ex-governador Maguito Vilela (MDB), seu antecessor no cargo, a buscar união e o espírito republicano. Mendanha tem o apoio de 24 dos 25 vereadores e, dos candidatos desta eleição, cerca de 500 apoiam o projeto do emedebista.
“Além de ser uma característica pessoal minha buscar a união de todos, eu também sigo a orientação do ex-prefeito e ex-governador Maguito Vilela em não fazer oposição ao governo estadual e nem ao governo federal. Assim, todos que querem ajudar Aparecida são sempre bem-vindos à minha base de apoio”, comenta Mendanha.
Governabilidade
O coordenador de campanha da Coligação Aparecida Com Certeza, Ricardo Teixeira (Tatá), explica que uma coligação ampla facilita a governabilidade, já que os partidos aliados devem eleger um número de vereadores suficiente para garantir ampla maioria ao prefeito, em caso de vitória.
“O prefeito Gustavo, ao construir uma coligação ampla, caso reeleito, deve ter facilidades para formatar uma base de apoio com a maioria na Câmara de Vereadores. Além disso, ao formar aliança, os partidos da coligação ajudam o candidato na elaboração de um plano de governo para o município, discutem questões pontuais da cidade e fazem campanha juntos. O MDB quer ouvir sugestões dos partidos aliados e considerar a participação de todos eles na administração pública do município, caso o prefeito seja eleito para o segundo mandato”, diz.
Tatá ainda ressalta que o candidato a vice na chapa, o presidente do Legislativo Municipal, Vilmar Mariano, é visto como um político equilibrado e com boa relação entre os pares, o que ajudou a ganhar o apoio dos partidos.
Link original da matéria:
http://noticiasgoias.com.br/noticia/titulo?titulo=com-20-partidos–gustavo-mendanha-tem-maior-coliga–o-para-prefeito-do-pa-s&id=3783
Gustavo Mendanha diz que o diálogo com todos ajudou a conquistar o apoio de 20 partidos, entre eles PT, PCdoB e PSL[/caption]



