MUNDO
Imagens de satélite mostram destruição em residência do líder supremo do Irã, Ali Khamenei
Ataque coordenado de EUA e Israel, neste sábado, contra o Irã teve lideranças do regime teocrático entre seus alvos, incluindo Khamenei e o presidente Masoud Pezeshkian
Imagens de satélite capturadas pela Airbus mostram a destruição no complexo da residência oficial do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, na capital Teerã, principal local para receber autoridades de alto escalão, após ataques militares dos Estados Unidos e de Israel realizados nas primeiras horas da manhã deste sábado.
Os registros revelam uma coluna negra de fumaça, edifícios colapsados e danos estruturais graves.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a morte de Khamenei do Irã,em publicação na sua rede social, Truth Social.
Khamenei, uma das pessoas mais perversas da história, está morto, disse.
Ele não conseguiu escapar de nossa inteligência e de nossos sofisticados sistemas de rastreamento e, trabalhando em estreita colaboração com Israel, não havia nada que ele, ou os outros líderes que foram mortos junto com ele, pudessem fazer, continuou Trump.
O ataque coordenado de EUA e Israel contra o Irã teve lideranças do regime teocrático entre seus alvos, incluindo Khamenei e o presidente Masoud Pezeshkian, anunciaram as Forças Armadas israelenses. Autoridades iranianas afirmaram que Pezeshkian está vivo.
Mais cedo, Trump e o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciaram que a ação tinha por objetivo não apenas a destruição dos programas nuclear e de mísseis iraniano, mas também a mudança de regime em um momento em que a Revolução Islâmica enfrenta a maior crise interna de seus 47 anos.
As autoridades em Teerã confirmaram bombardeios à sede da Presidência e ao bairro onde fica a residência oficial de Khamenei.
O chanceler iraniano confirmou a morte de “alguns comandantes”, mas ainda não há um balanço oficial sobre vítimas.
Em um dos mais graves confrontos militares das últimas décadas, Israel e os Estados Unidos lançaram uma ofensiva conjunta contra o Irã na madrugada deste sábado, 28 de fevereiro. A ação foi descrita por Washington como “Operation Epic Fury” (“Operação Fúria Épica”) e por Tel Aviv… pic.twitter.com/W2obtQKwj4
— Karina Michelin (@karinamichelin) February 28, 2026
A operação conjunta que nos EUA recebeu o nome “Operação Fúria Épica”, e em Israel foi chamada de “Rugido do Leão”, atingiu uma extensa área do território do Irã.
O porta-voz do Crescente Vermelho no país, Mojtaba Khaledi, afirmou que 20 das 31 províncias do país foram afetadas.
Israel foi um aliado chave dos Estados Unidos para o sucesso dos ataques no Irã. Em coordenação com as forças americanas, o governo de Benjamin Netanyahu chamou a ofensiva de "Operação Rugido do Leão". pic.twitter.com/wYBB4Xht66
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) February 28, 2026
Entre as principais cidades atingidas estão Teerã, Tabriz e Isfahã — essa última, onde fica uma das principais centrais nucleares do programa iraniano.
O Exército israelense afirmou que vários locais de Teerã “onde altos funcionários políticos e de segurança estavam reunidos” foram atacados de forma simultânea, e que vários “funcionários graduados” foram eliminados.
Por O Globo, com agências internacionais — Tel Aviv, Teerã e Washington
O Portal 7Minutos deseja a todos um bom dia pic.twitter.com/76cDh70cEI
— 7Minutos Notícias (@7minutos_news) December 15, 2025
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Truth Social




