Hora de enfrentar a dura realidade
Lula perde apoio de lulistas e nordestinos, e desaprovação vai a 51%
Pesquisa PoderData feita de 25 a 27 de janeiro mostra que aprovação ao Lula 3 atingiu o pior patamar da gestão e está em 42%.

🚨URGENTE – Lula vê sua popularidade despencar e vai ao Maranhão para gravar vídeo com uma comunidade carente! pic.twitter.com/G0ryQNrFaa
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) January 29, 2025
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na 2ª metade do seu mandato com rejeição recorde e perda de apoio em grupos que o ajudaram a se eleger em 2022.
🚨URGENTE – Lula perde apoio de lulistas e nordestinos, e desaprovação vai a 51%!
🔴Desaprovam – 51%
🟢Aprovam – 42%
⚪️Não sabem – 7%📝PoderData pic.twitter.com/Y9StIdhqhE
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) January 29, 2025
Dados da pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de janeiro de 2025 mostram que 51% dos eleitores declaram “desaprovar” a gestão petista, enquanto 42% dizem “aprovar”.
PoderData: Lula perde apoio de lulistas e nordestinos, e desaprovação vai a 51% https://t.co/bSakMcdaxr
— Conexão Política (@conexaopolitica) January 29, 2025
É a 3ª vez desde a posse, em janeiro de 2023, que a taxa de desaprovação supera a de aprovação.
Desta vez, entretanto, o cenário é mais crítico.
*LULA PERDE APOIO ENTRE LULISTAS E NORDESTINOS, E DESAPROVAÇÃO CHEGA A 51%, SEGUNDO PODERDATA (PODER360)
*APROVAÇÃO AO GOVERNO LULA ATINGE 42%, O PIOR ÍNDICE DA GESTÃO, APONTA PESQUISA PODERDATA (PODER360) pic.twitter.com/ndpRk1gPFu
— Israel Massa (@israel_massa) January 29, 2025
A diferença entre as taxas é de 9 pontos percentuais e está fora da margem de erro do levantamento (de 2 pontos, para mais ou para menos).
O governo enfrenta hoje dificuldades econômicas, políticas e de comunicação. Prometeu na campanha “incluir o pobre no Orçamento”, mas com a alta do dólar (apesar do leve recuo nos últimos dias), que pressiona os preços internamente, em especial dos alimentos, a administração federal tem perdido apoio dos grupos mais vulneráveis.
Essa tem sido uma preocupação de Lula, que já deu bronca em ministros em reunião ministerial e estuda possibilidades para baixar os preços.
POPULARIDADE de LULA DESABA 10 PONTOS no NORDESTE devido a IDEIAS VELHAS e INFORMAÇÃO DISTRIBUÍDA pic.twitter.com/VTVggh5OQy
— ANCAP.SU (@ancapsu) April 5, 2024
Na metade de janeiro, o Pixgate, com uma nova medida que alteraria a fiscalização do Pix, derreteu ainda mais a credibilidade da gestão, que revogou a medida depois das críticas recebidas nas redes.
Cresce rejeição de Lula no Nordeste, única região onde Bolsonaro perdeu | Política: Diario de Pernambuco. pic.twitter.com/fw6D2Se0R8
— galileuflavio (@galileuflavio) January 27, 2025
Os recortes demográficos da pesquisa indicam que a queda na popularidade registrada na população geral está relacionada à perda de apoio do petista em grupos considerados esteios para o governo: quem votou no petista em 2022 e, em especial, os eleitores moradores do Nordeste.
Lulistas – dentre os eleitores que declaram ter votado em Lula (PT) na eleição presidencial, 23% dizem agora desaprovar a gestão. Eram 10% no início do mandato. No período, a taxa dos que afirmam aprovar caiu de 87% para 73%
Nordestinos – dentre os moradores da região Nordeste, considerada reduto eleitoral histórico do petista, os percentuais de desaprovação subiram 8 pontos percentuais desde a posse.
Aprovação do Lula CAIU 10 PONTOS no Nordeste. 👀 pic.twitter.com/Ret59uJPSw
— Gabriel (@pqdgg) January 29, 2025
Foram de 35% para 43%.
No período, o grupo que afirma estar satisfeito com a gestão recuou de 55% para 51%.
O gap entre os que apoiam e rejeitam o petista, que era de 20 pontos percentuais em 2023, despencou para 8 pontos percentuais agora.
A pesquisa cujos dados são relatados neste post foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios.
Os dados foram coletados de 25 a 27 de janeiro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas completas em 219 municípios nas 27 unidades da Federação.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O intervalo de confiança é de 95%
. Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.
Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Por: Jonathan Karter..
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram




