Opinião J.R.Guzzo
Ministros do STF se comportam mal e se escondem por trás da imagem da Corte para não aceitar crítica
Episódio da viagem de três ministros a Londres é exemplo de confusão entre cobrança e supostos ataques à Corte

O Supremo Tribunal Federal (STF) sustenta, há anos, que é vítima de perseguição da direita brasileira e, nesses últimos tempos, da direita mundial. Construíram e colocaram em circulação a doutrina segundo a qual o STF é maior produtor líquido de democracia no Brasil.
Simetricamente, todos os que fazem críticas à sua conduta são conspiradores dedicados a impor uma ditadura no país, liquidar as instituições e deter o chamado “processo civilizatório”.
Podem até não ser conscientes do que fazem, mas são todos “golpistas”, “fascistas”, “bolsonaristas” – enfim, inimigos da democracia que se disfarçam por trás de sua hostilidade ao Supremo para destruir o estado democrático de direito no Brasil.
EMPRESA DE TABACO COM PROCESSOS NO STF PATROCINOU EVENTO QUE REUNIU MINISTROS EM LONDRES
Ministros do STF não se manifestaram; Corte disse que não custeou passagens, nem diárias (via @EstadaoPolitica) https://t.co/zN3X1Jb0WP pic.twitter.com/uTUstsaCUM
— Estadão 🗞️ (@Estadao) May 1, 2024
Não ocorre ao STF, nunca, que pelo menos uma parte da indignação causada pelo mais alto tribunal de justiça do Brasil junto à opinião pública não se deve às suas decisões – mas sim aos atos objetivos que os ministros praticam.
Classificam absolutamente tudo, seja lá qual for a crítica, como “ataques ao Supremo”.
Com ações no STF e no STJ, banco patrocina evento com ministros em Londres
Assista completo ao último programa desta 4ª temporada, no Youtube ou no seu Podcast Favorito (Agora com cortes). Link na BIO.
Compartilhe!#programa4por4 #jornalismoindependente pic.twitter.com/tP0KOfbgW2
— Programa 4 por 4 (@programa4por4) May 1, 2024
É falso.
O que acontece é que os ministros se comportam mal, e se escondem por trás da imagem do STF como “defensor perpétuo” da democracia para não ter de responder pelo que fazem.
É o que está acontecendo, mais uma vez.
Em Londres, manifestação contra os ministros do ésseteéfe. pic.twitter.com/R4H8WVugiL
— 🇧🇷M Odete Bolsonaro (DM NÃO) (@Modete22) April 26, 2024
Três ministros, ao mesmo tempo, fazem uma viagem a Londres e não explicam quem pagou suas despesas.
O que isso tem a ver com democracia?
Nada, mas eles se acham vítimas de mais um “ataque”.
Por falta de processos para serem julgados no STF, STJ e TSE, ministros das altas cortes brasileiras foram fazer turismo em Londres.
CONTÉM IRONIA. pic.twitter.com/85QkbBZQqG
— Alfred Newmann 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@pmarcelo1972) April 28, 2024
Por este critério, o STF promove a si próprio à condição de infalível, e seus ministros a um estágio superior ao de todos os demais seres humanos vivos no momento no planeta Terra – nem um nem outro podem ser julgados, jamais, pelo seu comportamento.
O Estadão, não só criticou a ida dos Ministros do STF a Londres mas também denunciou a falta de pudor e transparência nos gastos dos magistrados ao frequentar eventos empresariais dentro e fora do país, como coquetéis homenageando políticos nas mansões de advogados em Brasília. pic.twitter.com/ba8gDNHbK3
— Linda Sod// Brasília (@Lindasod) April 29, 2024
No caso de Londres, a deformação fica especialmente agressiva.
É impossível entender, em primeiro lugar, porque três ministros, fora de seu período de férias, precisam ir a Londres para fazer uma palestra para brasileiros e sobre questões do Brasil.
Fica ainda mais incompreensível que tenham sido acompanhados por um cardume inteiro de peixes graúdos do alto judiciário:
cinco ministros do STJ, um do TSE, o procurador-geral, o advogado-geral.
Levaram até o diretor da Polícia Federal.
Para que isso tudo?
O que Ministros de Suprema Corte do Brasil fazem em Londres? Quantos Juízes da Suprema Corte dos EUA ou da Europa haviam no evento?@BrazilenDireita
🇧🇷 | LONDRES: O que Davi Alcolumbre, candidato à sucessão de Pacheco, foi fazer nessa reunião suspeita em Londres? pic.twitter.com/VtJpou10xH— Marcos Antonio (@MarcosA18831999) April 30, 2024
Mas o pior é quando se vai ver quem pagou as contas – e essas contas incluem hotel com diárias de R$ 6.000 para os ministros.
Em Londres os Ministros do
STF e TSE são esculachados, pic.twitter.com/bLZZK3T7Vp— Arlete C Santana 🇧🇷🇧🇷🥀🍁 (@ArletecSantana1) April 29, 2024
A tentativa de esconder foi inútil.
A imprensa ficou sabendo a identidade de pelo menos dois dos financiadores:
o Banco Meta e a antiga companhia de cigarros Souza Cruz, hoje de volta ao nome da matriz, a British-American Tobacco.
Empresa com processo no STF banca ida de ministros a Londres.
Por essa ótica, empresas com processos em tribunais podem presentear juízes e desembargadores com carros, joias, relógios, etc…certo ???
Ju$tiça ! pic.twitter.com/ewRxi2T7Bk
— Afonso Rocha (@7938ba51ded8488) May 1, 2024
As duas empresas têm uma penca de causas em julgamento no STF e no STJ – só o Banco Master, e só no STJ, tem 27 processos pendentes.
Existe alguma possibilidade de acontecer uma coisa dessas em qualquer supremo tribunal do mundo civilizado?
Não, não existe nenhuma.
EVENTO SUPREMO EM LONDRES E A QUEM SERVE A OAB…Q IGNORA ARTIGO 53 DA NOSSA CONSTITUIÇÃO?
Final de semana surreal c/ uma completa inversão de https://t.co/Czma1zLQIsém de um evento na Inglaterra reunindo ministros do 5TF,ministros de Estado e outras personalidades…c/ ZERO de… pic.twitter.com/f6yrf86yoo— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) April 30, 2024
Fica então a pergunta final: porque dar essas informações e falar deste assunto seria colaborar com o “golpe de Estado da direita”, que, segundo os ministros, estaria em andamento?
🚨GRAVÍSSIMO🚨@AlexandreKunz4 denuncia a perseguição que sofreu em frente ao Hotel de LONDRES, por parte de seguranças do evento, onde ministros e políticos esquerdistas se reuniram para confabular contra o 🇧🇷!
ISTO TB PRECISA SER EXPOSTO NO CONGRESSO DOS EUA,@realpfigueiredo ! pic.twitter.com/P1ANr31z2G— 𝔈𝔰𝔱𝔢𝔯𝔅𝔄𝔟𝔯𝔞𝔥𝔞𝔬☭⃠🇧🇷 (@EsterBrAbr) April 29, 2024
Opinião por J.R. Guzzo
Imprensa começou a descobrir patrocinadores de evento em Londres com Ministros do STF. pic.twitter.com/n5QHnFbU6Y
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) May 1, 2024
