Notícias : Mundo

Avalanche da maior geleira

Ds Alpes italianos ocorreu a cerca de 300 km/h

Geleira Marmolada, a maior dos Alpes italianos, onde uma avalanche deixou pelo menos sete mortos e oito feridos no domingo

Operações de busca por possíveis sobreviventes foram retomadas nesta segunda-feira; desastre matou pelo menos sete pessoas

 

A Geleira Marmolada,

a maior dos Alpes italianos, onde uma avalanche deixou pelo menos sete mortos e oito feridos no domingo, sofreu um colapso devido a uma onda de calor por um quilômetro e meio, a cerca de 300 quilômetros por hora, segundo cálculos da imprensa local. Até agora, 14 pessoas ainda estão desaparecidas, mas a imprensa fala de 16 carros ainda abandonados no estacionamento, o que indica que o número deve ser maior.

 

As operações de busca

por possíveis sobreviventes foram retomadas nesta segunda-feira na geleira apelidada de “rainha das Dolomitas” — com cerca de 3,3 mil metros de altura, localizada na Cordilheira das Dolomitas.

O desastre ocorreu um dia após ter sido registrada uma temperatura recorde de 10 graus no topo da geleira, bem como pela onda de calor que atingiu toda a Península Italiana, que acelerou seu derretimento. Especialistas e o governo italiano relacionaram a tragédia ao aquecimento global.

O colapso da geleira

Marmolada é um desastre natural ligado diretamente às mudanças climáticas — disse à agência Bloomberg Poul Christoffersen, professor de glaciologia da Universidade de Cambridge. — As geleiras de alta altitude, como a Marmolada, geralmente são íngremes e dependem de temperaturas frias abaixo de zero graus Celsius para se manter estáveis. Mas as mudanças climáticas significam cada vez mais água de degelo.

 

O professor Massimo Frezzotti,

do Departamento de Ciências da Universidade Roma Tre, salientou ainda que derretimento se acelerou nos Alpes.

— Tivemos um inverno extremamente árido, com déficit pluviométrico de 40% a 50%. As condições da geleira atualmente correspondem às de meados de agosto, não de início de julho — afirmou o especialista à AFP.

 

O primeiro-ministro italiano,

Mario Draghi, viajou para a região na segunda-feira para verificar as atividades de resgate.

— Esta é uma tragédia que certamente está ligada à deterioração do meio ambiente e da situação climática — disse Draghi à margem de uma reunião com equipes de resgate e autoridades locais em Canazei, na região de Trentino, onde foi instalado um centro de operações de resgate. — O governo deve refletir e tomar medidas para garantir que eventos semelhantes tenham uma probabilidade muito baixa de acontecer ou até mesmo serem evitados.

 

As equipes de resgate

enviaram drones equipados com câmeras térmicas durante a noite, na esperança de localizar sobreviventes varridos pela avalanche de gelo e rochas, disse à AFP o prefeito da cidade de Canazei, Giovanni Bernard.

— É uma situação muito perigosa também para os socorristas, que não podem avançar a pé — disse o prefeito.

 

Segundo o portal português

Diário de Notícias, entre os mortos há três italianos e um tcheco.

— Encontramos alguns corpos mutilados entre a pilha de gelo e detritos espalhados por mais de mil metros — disse Gino Comelli, da equipe de resgate de alta montanha, segundo o jornal Corriere della Sera.

Europa registra temperaturas superiores a 40°C em onda de calor antecipada

 

Degelo acelerado

As equipes de resgate alpino divulgam um número de contato gratuito para ajudar as pessoas que não tiveram notícias de parentes que fizeram caminhadas na geleira.

— É um milagre estarmos vivos — disse Stefano Dal Moro, engenheiro que estava na geleira com um amigo israelense. — Ouvimos um baque e, naquele momento, um mar de gelo se soltou. Não adiantava correr, bastava rezar — disse ao Corriere della Sera.

A geleira desabou perto da cidade de Punta Rocca, na rota habitual para chegar ao cume. Tecnicamente é um enorme bloco que pode ter estado lá por séculos e acabou no vale, desmoronando em uma corrida desimpedida.

Imagens filmadas

de um abrigo perto do desastre mostram neve misturada com pedras rolando pela encosta da montanha, acompanhadas por um barulho estrondoso. Outras imagens tiradas por turistas com seus celulares mostram a avalanche de longe, arrastando tudo em seu caminho.

De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado neste ano, o derretimento do gelo e da neve é ​​uma das dez principais ameaças causadas pelo aumento das temperaturas médias da Terra na era industrial, perturbando ecossistemas e ameaçando infraestruturas.

 

O IPCC

alertou que as geleiras de Escandinávia, Europa Central e Cáucaso podem perder de 60% a 80% de sua massa até o final do século.

By: LOBO Com Agências Internacionais — Vêneto, Itália

Link original da matéria:
https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2022/07/avalanche-da-maior-geleira-dos-alpes-italianos-ocorreu-a-cerca-de-300-kmh.ghtml

Em 4 de julho de 2022, um helicóptero de resgate sobrevoa a geleira que desabou na montanha de Marmolada, a mais alta dos Alpes italianos, deixando pelo menos seis mortos e oito feridos — Foto: Pierre TEYSSOT / AFP
Nove pessoas são soterradas após deslizamento de neve em estação de esqui de Tignes, nos Alpes Franceses. Outros cinco integrantes de grupo de esquiadores são encontrados com vida. DW
Geleira na montanha de Marmolada, a mais alta nos Alpes italianos, que desabou em 3 de julho de 2022, um dia após uma temperatura recorde de 10 graus ser registrada na geleira cume Pierre TEYSSOT / AFP
Avalanche nos Alpes deixa nove  mortos.
Crianças se refrescam em uma fonte em Colmar, Leste da França, enquanto país enfrenta onde de calor , cruzando a marca de 40C – Foto: Sebastian Bozon/ Afp
Placa exibe a temperatura de 43 C em Toulouse, sudeste da França Foto Lionel Bonaventure/Afp
Homem se refresca durante o festival de musica Hellfest, Oeste da França Foto: Lot Venance / Afp

Mulher se refresca na Fontana della Barcaccia, em Roma, na Itália, em meio à onde de calor que atinge a Europa – Foto Tiziana Fabi / Afp

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo