COPA DO MUNDO
Governo do Catar aciona embaixada brasileira para caso de Fábio Rabin
Fábio Rabin, que está no Catar, foi detido por estar embriagado durante um "esquenta" da torcida brasileira — uma infração grave contra a lei do país
A detenção do humorista Fábio Rabin, ocorrida na segunda-feira (5/12) no estádio em que a Seleção Brasileira enfrentava a Coreia do Sul, tornou-se assunto para o setor de maior escalão do governo do Catar.
Após a denúncia do comediante
em live no Instagram e dos relatos de ter sido ameaçado com uma arma pelos policiais catares, o Comitê Supremo do governo do Catar entrou em contato com a embaixada brasileira em Doha para falar sobre o ocorrido.
De acordo com o Uol,
o governo catari queria saber se Fábio registrou uma reclamação formal sobre o caso.
A embaixada negou e, com isso, o governo decidiu não se pronunciar sobre o caso.
Ao Correio, o Itamaraty, em contato com a Embaixada do Brasil em Doha, afirmaram que
“tem conhecimento do caso e permanece à disposição para prestar a assistência cabível ao nacional brasileiro, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”.
Questionados se Fábio
fez uma queixa formal na embaixada, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que
“não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros”,
devido à privacidade de dados prevista em lei.
Antes do jogo do Brasil de segunda-feira,
Fábio, que está no Catar, foi detido por estar embriagado durante um “esquenta” da torcida brasileira, uma infração grave contra a lei do país, que, na Copa, só permite o uso de álcool em locais específicos — os estádios, no entanto, não são um desses lugares.
O comediante
foi levado pelos policiais a um local em que são reunidos os infratores deste tipo de crime, conhecida como “tenda da sobriedade”.
Lá, Fábio começou a transmitir uma live no Instagram
onde contou a situação e disse se sentir ameaçado.
Ele foi interrompido por um policial e desligou a transmissão.
Ele foi resgatado por um repórter da Uol, Adriano Wilkson, que está no país e soube do caso.
Adriano contou que Fábio
estava em pânico e não conseguia se comunicar com a polícia.
O jornalista contou que o comediante estava com ele e os policiais pediram para ele “tirá-lo de lá
“Encontrei o Rabin cercado por três ou quatro policiais, eles estavam conversando e o Rabin estava chorando muito, dizendo que não sabia o que fazer, que estava desesperado.
Eu disse que conhecia o Rabin e os policiais falaram que era para tirar ele dali.
Ele estava muito transtornado, dizendo que estava com medo, e fomos caminhando até o metrô”,
relatou Wilkson ao Uol.
FABIO RABIN HUMORISTA PRESO NO CATAR. PENSOU QUE ESTAVA NO BRASIL. PENSEI QUE FOSSE PIADA. MAS É REAL. ACONTECEU HJ CATAR pic.twitter.com/x1Rf8xp6Kb
— Ricardo (@RicardoSalik2) December 6, 2022
“Eu tô feliz que não estou morto. Juro por Deus. Fiquei trancado numa sala com esses caras.
Liguei uma live lá e acho que se eu não tivesse ligado a live estava morto a esta hora, eu e um cara”,
acrescentou no vídeo.
De acordo com o jornalista da Uol,
após deixar Fábio no hotel, ele descobriu que a tenda da sobriedade é um local improvisado
“onde a polícia leva os torcedores que estão bêbados até que passe o porre”.
A tática faz parte de uma suavização da lei do Catar, que, em tempos comuns, aplicar pena de prisão de até seis meses e/ou multa de 3 mil reais cataris (o equivalente a R 4,5 mil) para quem for encontrado embriagado em via pública.
Esquerdistas como esse tal de Fábio Rabin estão envergonhando brasileiros de bem. Respeitem leis e costumes do Qatar, se quiserem ser bem tratados. Vcs não estão numa federal, biqueira, baile funk ou marcha da maconha. Não estamos nem aí para seu choro. Saiu barato. Força Qatar! pic.twitter.com/lI7pmICo9y
— Sérgio Camargo (@CamargoDireita) December 6, 2022
O Correio
entrou em contato com o Itamaraty e a embaixada do Brasil em Doha, mas não obteve resposta até a última atualização dessa matéria.
O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.
https://twitter.com/ToDanielAlves/status/1600134943945867265
Link original da matéria:
https://www.correiobraziliense.com.br/esportes/2022/12/5057113-governo-do-catar-aciona-embaixada-brasileira-para-caso-de-fabio-rabin.html
🚨 URGENTE: Essa é a pessoa que ficou detida com o comediante @fabiorabin no Catar. Ele continua desaparecido. Vamos divulgar até chegar nos familiares! pic.twitter.com/TxQR3UdQHa
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) December 6, 2022
🚨 GRAVE: Foto do extremista islâmico que prendeu e ameaçou o humorista brasileiro @fabiorabin hoje no Catar durante o jogo do Brasil. Em breve mais detalhes. #EquipeJT pic.twitter.com/WNcHJJS7Vn
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) December 6, 2022
(crédito: Reprodução/Instagram)[/caption]
(crédito: Reprodução/Instagram)[/caption]



