Notícias : Mundo

projeto da Highways England

Justiça britânica declara ilegal a construção do polêmico túnel sob Stonehenge

O projeto visa acabar com os gigantescos engarrafamentos que ocorrem nas rotas para o sudoeste da Inglaterra.

Em novembro passado, o governo britânico deu luz verde ao projeto da Highways England. A empresa governamental encarregada de operar, manter e melhorar as rodovias e estradas principais da Inglaterra quer realizá-lo para acabar com os gigantescos engarrafamentos que ocorrem nas rotas para o sudoeste da Inglaterra.

Grant Shapps, o ministro dos Transportes, aprovou o despacho apesar da recomendação dos inspectores do planeamento para o negar, devido ao risco de “danos substanciais” ao património cultural e à paisagem, bem como à criação de um impacto visual negativo. em torno do monumento.

O projeto do túnel está orçado em mais de £ 1,7 bilhão e projeta pouco mais de três quilômetros sob o monumento megalítico.

Entre seus benefícios, o ministro destacou que os visitantes podem “ver o círculo de pedras sem a distração visual e auditiva do tráfego rodoviário “, enquanto a Highways England prometeu que as obras não afetarão sítios arqueológicos importantes, e que não interferirão em sítios arqueológicos famosos imagens do solstício de inverno no local.

Longe de acabar com a polêmica, o movimento de oposição à sua construção deu mais um passo em frente e a organização Save Stonehenge, Patrimônio Mundial da Humanidade , realizou uma campanha de crowdfunding com a qual obteve as 50.000 libras necessárias para apresentar um recurso judicial ao Tribunal Superior e agora ele tem acabou de ganhar a primeira batalha.

O juiz considerou a ordem ilegal por dois motivos .

De acordo com a BBC, houve “um erro material de lei no processo de tomada de decisão do governo, pois não havia evidências do impacto em cada um dos ativos no local. Além disso, a decisão indicou que não havia considerado planos alternativos , de acordo com a Convenção do Patrimônio Mundial e o direito consuetudinário.

A aprovação do governo foi realizada contra recomendação de uma equipa de cinco inspectores de planeamento, que rejeitou o projecto devido ao risco de “danos substanciais” ao património cultural e à paisagem, bem como à criação de um impacto visual negativo em torno do monumento.

A Save Stonehenge, Patrimônio Mundial, também argumenta que as propostas violam os regulamentos da Unesco . A entidade se opôs formalmente ao plano, dizendo em 2019 que a iniciativa do túnel teria um “impacto adverso”.

Link original da matéria:
https://www.abc.es/cultura/abci-justicia-britanica-declara-ilegal-construccion-polemico-tunel-bajo-stonehenge-202108020008_noticia.html#vca=mod-lo-mas-p3&vmc=leido&vso=cultura&vli=noticia.generica.cultura&vtm_loMas=si&ref=

[caption id="attachment_101444" align="alignnone" width="1024"] O monumento megalítico de Stonehenge[/caption]
[caption id="attachment_101445" align="alignnone" width="1024"] Projeto do túnel de Stonehenge[/caption] [caption id="attachment_101446" align="alignnone" width="1024"] Mapa mostrando a proximidade do projeto ao monumento megalítico[/caption] [caption id="attachment_101447" align="alignnone" width="1024"] Grant Shapps, o ministro dos Transportes, aprovou o despacho apesar da recomendação dos inspectores do planeamento para o negar, devido ao risco de "danos substanciais" ao património cultural e à paisagem, bem como à criação de um impacto visual negativo. em torno do monumento.[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo