no prazo de 24 Horas
Mais de 1000 Brasileiros solicitaram autorização de Residência em Portugal
O interesse brasileiro por Portugal é resultado de inúmeros fatores, entre os quais se destaca a relativa estabilidade econômica e política que acompanha o país.
Após meses em pausa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) finalmente reabriu e está a aceitar novos pedidos de autorização de residência. Foi relatado que havia 3.400 inscrições no primeiro dia de reabertura e, dessas 3400 inscrições, os brasileiros representaram 41% ou 1.394 inscritos.
Portugal sempre foi um dos destinos de escolha dos brasileiros, devido à língua compartilhada, cultura semelhante e uma comunidade de expatriados já florescente composta por mais de 180.000 cidadãos do país sul-americano.
O interesse brasileiro por Portugal é resultado de inúmeros fatores, entre os quais se destaca a relativa estabilidade econômica e política que acompanha o país. Relatórios da Imovirtual indicaram que o maior grupo de brasileiros pesquisa imóveis e a perspectiva de se mudar é do grupo demográfico mais jovem, de 25 a 34 anos.
Seus lugares favoritos para navegar pelas listagens são as maiores cidades de Portugal, quais sejam: Lisboa, Porto e Braga. Não é surpresa que esta geração de jovens brasileiros esteja olhando para as oportunidades que surgem com os centros econômicos do país ibérico.
No entanto, esforços recentes do governo português tentaram induzir os brasileiros a olhar mais para o leste enquanto consideram uma mudança transatlântica. O interior de Portugal tem-se tornado cada vez mais vazio nos últimos 50 anos, à medida que os jovens se deslocam constantemente para o estrangeiro ou para as grandes cidades do litoral, gerando declínio populacional e uma crise da natalidade.
Os brasileiros tornaram-se elegíveis para assistência financeira do governo a fim de facilitar a mudança para o interior e estimular a economia e a taxa de natalidade nessas áreas. O esquema do Golden Visa também passou por uma reforma que a partir de janeiro de 2022 removerá Lisboa e Porto das áreas elegíveis e tentará encorajar os investidores em potencial a comprar propriedades em áreas de baixa densidade, como o Interior.
Lisboa, como de costume, é de longe o destino mais popular. Quase 120.000 brasileiros já chamam Lisboa de sua casa, e é muito fácil entender por quê. A capital de Portugal está no centro de 120 rotas aéreas internacionais, é de uma beleza deslumbrante e tem a oferecer um aluguel médio surpreendentemente acessível quando comparado com outras capitais da Europa como Londres ou Paris.
Ou seja, para aqueles que buscam uma porta de entrada para o continente Europeu sem quebrar a banca, o território lusitano demonstra ser a melhor opção. Há uma razão pela qual, na era dos trabalhadores remotos e do número crescente de nômades digitais, tantas pessoas que estão sem escritório decidiram chamar Lisboa de sua casa.
Portugal . Além de integrar o grupo que mais pediu novos vistos de residência durante o ano passado, os brasileiros são maioria entre os estrangeiros que residem em terras lusitanas (Alexander Spatari/Getty Images)[/caption]
Brasileiros lideraram pedidos para residir em Portugal em 2020. © Reuters/Jean-Baptiste Premat/Direitos[/caption]
[caption id="attachment_104675" align="alignnone" width="1024"]
Escolhemos Portugal em função da qualidade de vida, pois nos oferece segurança e que, por receber muitos imigrantes, é mais receptivo que outros da Europa. Reprodução[/caption]



