Notícias : Mundo

EFE - PANAM Post

Petro pedirá a Biden que suspenda as sanções contra seu aliado Maduro

Além dos Estados Unidos, a União Europeia e países como o Canadá impuseram punições contra a Venezuela nos últimos anos em resposta às ações do regime de Nicolás Maduro.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, garantiu nesta segunda-feira que conversará esta semana com seu homólogo norte-americano, Joe Biden, sobre um possível levantamento das sanções contra a Venezuela, tema que será objeto de eixo central da cúpula convocada por seu governo para a próxima semana em Bogotá.

“Mais democracia, zero sanções, é o objetivo da conferência de Bogotá”,

anunciou Petro em declarações na sede da ONU em Nova York, primeira parada de sua visita aos Estados Unidos e que na quinta-feira o levará a um encontro com Biden .

Questionado pelos jornalistas

se abordaria com ele a questão das sanções contra a Venezuela, Petro disse que “é um assunto a ser discutido”.

Além dos Estados Unidos,

a União Europeia e países como o Canadá impuseram punições contra a Venezuela nos últimos anos em resposta às ações do regime de Nicolás Maduro.

Para desbloquear o processo

de negociação entre o regime e a oposição venezuelana, a Colômbia convocou para o dia 25 de abril um encontro internacional do qual se espera a participação de representantes dos Estados Unidos, de países europeus e de vários Estados latino-americanos.

Petro insistiu

que esta reunião buscará principalmente “que não haja sanções” e que “haja muito mais democracia”.

“Penso, sem me meter na discussão política interna venezuelana, que o caminho do diálogo, o caminho da democracia (…) é o caminho certo”,

disse o presidente colombiano.

“Em outras palavras, que seja o que o povo venezuelano, livre, sem pressão, decida sobre seu futuro imediato”, acrescentou.

 

Na semana passada,

o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Álvaro Leyva, anunciou que a conferência internacional em Bogotá terá cerca de quinze países que buscarão ajudar a reativar o diálogo entre o regime de Maduro e a oposição.

O ministro

das Relações Exteriores deixou claro que, apesar das especulações, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, não deve comparecer ao encontro, mas sim outros representantes norte-americanos.

As partes venezuelanas não participarão da conferência em si, explicou Leyva, mas espera-se que a acompanhem de perto e que possa haver um convite para que acompanhem.

By: EFE pela EFE – PANAM Post

Link original da matéria:
https://panampost.com/efe-panampost/2023/04/17/petro-pedira-a-biden-levantarle-las-sanciones-a-su-aliado-maduro/

 

[caption id="attachment_137229" align="alignnone" width="1024"] "Mais democracia, zero sanções, é o objetivo da conferência de Bogotá", anunciou Petro em declarações na sede da ONU em Nova York, primeira parada de sua visita aos Estados Unidos e que na quinta-feira o levará a um encontro com Biden . (Arquivo)[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo