Notícias : Mundo

Economista e 'Anarcocapitalista'

Quem é Javier Milei, Candidato Da Extrema Direita Que Venceu Primárias Na Argentina.

Milei é do 'A Liberdade Avança'. O candidato propõe dolarizar a economia e fechar o Banco Central.

Javier Milei é um economista argentino formado pela Universidade de Belgrano, tem 52 anos e é natural de Buenos Aires. Candidato à Presidência de extrema direita, Milei venceu as eleições primárias da Argentina, realizada neste domingo (13).

Segundo o jornal El Clarín”, Milei, do “A Liberdade Avança”, se apresentava — e era visto assim — como um personagem que vinha de fora para combater as más práticas da política. Suas promessas incluem dolarizar a economia e fechar o Banco Central.

O jornal “El País” descreve Milei como um economista ultraliberal, que se declara “anarcocapitalista”. O argentino é contra o aborto, considera as mudanças climáticas “uma farsa” da esquerda, e se identifica com a extrema direita do Vox na Espanha, também segundo o jornal.

Milei foi assessor do general Antonio Bussi, militar que foi governador da província de Tucumán durante a ditadura e posteriormente deputado nacional; economista-chefe da Fundação Acordar, do ex-governador peronista de Buenos Aires, Daniel Scioli; e trabalhou na empresa que administra a maioria dos aeroportos argentinos.

É também admirador de Jair Bolsonaro, com quem costuma ser comparado, e de Donald Trump.

O jornal “La Nación” diz que “a relação de Milei com a imprensa é ambivalente”. Ele ganhou visibilidade, reconhecimento, seguidores nas redes e aumentou seus honorários após passagens na mídia, em TVs e rádios, mas desconfia dos jornalistas e fica furioso com algumas perguntas.

Também já insultou jornalistas e impôs condições para conceder entrevistas, como escolher perguntas e proibir temas.

Vida pessoal

Filho de um motorista de ônibus que se tornou empresário do transporte e de uma dona de casa, Milei cresceu em um lar violento e sofreu bullying na escola.

“Para mim eles estão mortos”, dizia sobre seus pais em 2018, no auge de sua carreira como apresentador de um talk show de televisão, segundo o jornal “El País”. Ele voltou a falar com os pais durante a pandemia, segundo o “La Nacion”.

É fã de Rolling Stones, grupo que sempre homenageava quando integrava a banda Everest, foi criado pela avó materna e tem cinco cachorros da raça mastiff, que costuma chamar de “filhos de quatro patas” (Conan, Murray, Milton, Robert e Lucas).

Apesar dos problemas com os pais, é próximo da irmã. Karina, que coordena sua campanha.

Católico de origem, mas inclinado ao judaísmo nos últimos anos, Milei tem o rabino Axel Shimon Wahnish como seu guia.

Prévias

O candidato oposicionista de extrema direita Javier Milei surpreendeu e foi o mais votado nas eleições primárias da Argentina, realizada neste domingo (13). A votação final ocorre em 22 de outubro.

Com 97,39% dos votos apurados, a chapa de Milei, A Liberdade Avança, tinha 30,04% dos votos.

A segunda chapa mais votada foi a do partido “Juntos pela Mudança”, também de oposição, com 28,7% dos votos. Em outubro, ela será representada Patricia Bullrich, que teve 16,98% dos votos gerais.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Rosiane Stephanie

    Rosiane é editora de conteúdo de várias editorias no portal 7Minutos.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo