A ira do Presidente do Irã
Rouhani declara que Trump estará morto “em poucos dias”, enquanto as relações Irã-EUA continuam desmoronando.
Enquanto as relações Irã-EUA continuam desmoronando. O discurso de Rouhani na quarta-feira, com trechos postados em inglês no site presidencial iraniano, chamou Qasem Soleimani de "mártir" e "líder moderado com tato".

O discurso de Rouhani na quarta-feira, com trechos postados em inglês no site presidencial iraniano, chamou Qasem Soleimani de “mártir” e “líder moderado com tato”.
O presidente iraniano Hassan Rouhani declarou que o presidente Donald Trump estará morto “em alguns dias” durante um discurso ao gabinete de sua nação islâmica quando se aproximava o primeiro aniversário do assassinato de um general militar do país.
O discurso de Rouhani na quarta-feira, com trechos postados em inglês no site presidencial iraniano, chamou Qasem Soleimani de “mártir” e “líder moderado com tato”.
Soleimani, o líder da Força Quds do Irã – descrito por especialistas militares como uma guerra não convencional e unidade de operações clandestinas – foi morto em um ataque de drones direcionado em 3 de janeiro de 2020, que foi aprovado por Trump.
O Departamento de Defesa dos EUA culpou Soleimani por centenas de mortes e ferimentos em americanos; ele foi supostamente morto enquanto estava no vizinho Iraque enquanto
“desenvolvia ativamente planos para atacar diplomatas americanos e membros do serviço militar no Iraque e em toda a região”.
Além de Trump, Rouhani referiu-se ao Secretário de Estado Mike Pompeo como os
“principais perpetradores deste crime”.
“Um dos efeitos desse ato estúpido e vergonhoso foi que o trumpismo acabou e em poucos dias a vida desse criminoso vai acabar e ele vai para a lata de lixo da história, estamos muito felizes com isso e acreditamos que o período após Trump será uma condição melhor para a estabilidade regional e global ”, disse Rouhani.
Os comentários vêm no momento em que as tensões se intensificaram perto do aniversário da morte de Soleimani; seu sucessor jurou vingança, e os EUA voaram B-52s sobre a região em um ato de dissuasão.
Entre outros sinais de escalada:
O Irã disse à agência nuclear das Nações Unidas que planeja enriquecer urânio com pureza de 20%, nível que alcançou antes de um acordo nuclear de 2015, em Fordow enterrado dentro de uma montanha, disse a agência na sexta-feira.
A medida é o mais recente de vários anúncios recentes que o Irã fez à Agência Internacional de Energia Atômica apontando planos de quebra do acordo, que começou a violar em 2019 em retaliação à retirada do governo Trump do acordo e reimposição de sanções.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, acusou Trump na quinta-feira de tentar fabricar um pretexto para atacar o Irã e disse que Teerã se defenderia com força. Os voos dos bombardeiros parecem ter sido o motivo de seus comentários duros.
O Pentágono anunciou na quinta-feira que o porta-aviões Nimitz, que ficava na costa da Somália, voltaria para seu porto de origem. Já operou no Oriente Médio. A mudança foi vista por algumas autoridades americanas como uma tentativa de reduzir as tensões na região.
Washington também tem culpado a milícia apoiada pelo Irã por ataques regulares com foguetes contra instalações dos EUA no Iraque, incluindo perto da embaixada.
Nenhum grupo conhecido apoiado pelo Irã assumiu a responsabilidade.
Enquanto isso, o Irã continua os preparativos para os eventos que marcam o aniversário da morte de Soleimani neste domingo.
Link original da matéria:
https://www.wbap.com/news/iranian-president-declares-trump-dead-in-a-few-days-amid-mounting-tensions/

