By Reuters - Gazette - CNN Espanha
Tribunal europeu nega tentativa de ex-funcionário da Venezuela para evitar extradição
Dos EUA. De qualquer forma, o general Carvajal está ansioso para limpar seu nome em um tribunal americano

CARACAS (Reuters) – A Corte Europeia de Direitos Humanos negou a tentativa de um ex-diretor da inteligência militar venezuelana, procurado pelos Estados Unidos por tráfico de drogas, de evitar a extradição da Espanha.
Os Estados Unidos em 2020 acusaram Hugo Carvajal – que foi os olhos e ouvidos do falecido presidente Hugo Chávez nas forças armadas da Venezuela por mais de uma década – de tráfico de drogas, junto com mais de uma dúzia de outros oficiais de alto escalão, incluindo o atual presidente Nicolás Maduro.
Carvajal foi detido em setembro de 2021 num apartamento de Madrid pela polícia espanhola e está detido em Estremera, fora da capital. Ele negou apoiar o tráfico de cocaína para os Estados Unidos.
O senhor Carvajal Barrios não conseguiu demonstrar que correria risco real de ser condenado à prisão perpétua sem liberdade condicional… decisão foi final.
Como ele ainda não havia sido julgado, era difícil determinar o resultado, mas o tribunal estava convencido de que ele seria julgado em um sistema legal que respeitasse o estado de direito e os princípios de um julgamento justo, no qual ele teria pleno direito oportunidade de montar uma defesa com a ajuda de representação legal, acrescentou.
Estamos muito desapontados com esta decisão, disse o advogado de Carvajal, Zachary Margulis-Ohnuma, em um e-mail.
Eu não acho que o Tribunal Europeu realmente entendeu as consequências de acusar um homem na casa dos 60 anos de crimes que acarretam uma pena mínima obrigatória de cinco décadas de prisão sob a lei federal, o que equivale a uma sentença de prisão perpétua irredutível.
De qualquer forma, o general Carvajal está ansioso para limpar seu nome em um tribunal americano,
acrescentou Margulis-Ohnuma.
O partido governista da Venezuela conseguiu libertar Carvajal quando ele foi preso pela primeira vez em Aruba em 2014, mas ele fugiu para a Espanha em 2021 depois de se distanciar do governo e apoiar um líder da oposição.
Reportagem de Luc Cohen e Vivian Sequera; Roteiro de Julia Symmes Cobb; Edição de Conor Humphries e Sandra Maler
Link original da matéria:
https://gazette.com/news/us-world/european-court-denies-effort-by-venezuela-ex-official-to-avoid-us-extradition/article_e4e97e39-5294-5d67-bebb-532d203ae5e9.html
Em 22 de outubro de 2022, o Portal 7Minutos foram um dos poucos portais de noticias do Brasil que noticiou a prisao de Carvajal e as consequencias ao Brasil desta prisão veja a matéria completa no link abaixo:
Desespero no PT By CNN Espanha
Justiça espanhola concorda em extraditar general venezuelano Carvajal para os EUA
Suprema Corte da Espanha disse, nesta quarta-feira (20), que concordou em extraditar o ex-chefe da espionagem venezuelano Hugo Carvajal
https://7minutos.com.br/noticias/mundo/justica-espanhola-concorda-em-extraditar-general-venezuelano-carvajal-para-os-eua/
La compeja extadición de Hugo carvajal
CNN Espanhol
Tribunal Europeu de Direitos Humanos aprova a extradição de Hugo “Pollo” Carvajal para os EUA.
(CNN Espanhol) –– A Corte Européia de Direitos Humanos (CEDH) rejeitou o último recurso interposto pela defesa de Hugo Armando Carvajal, ex-diretor de Inteligência da Venezuela, desbloqueando assim sua extradição para os Estados Unidos, onde é requerido sob acusações relacionados ao narcotráfico
Seus advogados interpuseram um recurso cautelar perante este tribunal em março de 2022, alegando que sua entrega, já aprovada pela justiça espanhola, violaria seus direitos sob o artigo 3 da Convenção Europeia de Direitos Humanos, uma vez que poderia ser condenado à prisão perpétua sem liberdade .condicional.
No entanto, o tribunal rejeitou o pedido, argumentando que eles não conseguiram demonstrar que tal risco existe.
Desde então, sua entrega foi paralisada. Até esta quinta-feira.
Conforme confirmado por um porta-voz do Tribunal Nacional de Espanha à CNN, a entrega para os Estados Unidos pode concretizar-se nos próximos dias, uma vez que a sentença do TEDH tenha sido traduzida para espanhol e tenham dado uma ordem à Europol para executar a extradição.
A CNN está tentando entrar em contato com a equipe jurídica que representa Carvajal para saber sua reação à decisão do TEDH.
A jornada de extradição do ex-Diretor de Inteligência venezuelano começou em 12 de abril de 2019, quando o general reformado foi preso pela primeira vez em Madri por acusações apresentadas contra ele pela justiça dos Estados Unidos por sua suposta participação em uma conspiração para o narcoterrorismo, posse de armas e tráfico de drogas.
Conforme relatado na época pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, se considerado culpado por esses crimes, o ex-funcionário venezuelano poderia pegar 60 anos de prisão até prisão perpétua.
Carvajal sempre se declarou inocente e afirma ser alvo de perseguições políticas. Durante esse tempo, o processo legal sofreu vários altos e baixos. Em setembro de 2019, a Terceira Seção Criminal do Tribunal Nacional da Espanha rejeitou, em primeira instância, sua entrega.
Dois meses depois, após um recurso interposto pela Promotoria Antidrogas da Espanha, o Plenário da Sala Penal do Tribunal Nacional revogou a decisão e aceitou sua extradição. Carvajal então decidiu fugir, mas em setembro de 2021 foi capturado pela Polícia Nacional Espanhola.
Como recorda o Tribunal Nacional, sua extradição foi aprovada “pelo governo em 3 de março de 2020 e por ordem de 26 de novembro de 2021, confirmada em 20 de março de 2022, as garantias solicitadas às autoridades dos Estados Unidos foram declaradas suficientes. à prisão perpétua.
Por Pau Mosquera
Link original da matéria:
https://cnnespanol.cnn.com/2023/07/13/tribunal-europeo-derechos-humanos-avala-la-extradicion-hugo-pollo-carvajal-ee-uu-orix/