Nesta quarta-feira, 26/7,
No feriado de Sant´Ana, procissão celebra a padroeira e parte da história de Anápolis
A Diocese de Anápolis convida a comunidade cristã a participar da procissão solene em homenagem à Nossa Senhora de Sant´Ana, padroeira da cidade.
A procissão acontece nesta quarta-feira, 26/7, dia que é considerado, por lei, feriado municipal.
A procissão terá início às 17 horas, saindo da Paróquia Santana com a imagem da padroeira, passando Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa e retornando em seguida à Paróquia Santana para a realização da Missa Solene.
A celebração será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Dilmo Franco.
História
Vale ressaltar que a celebração também tem um viés histórico, que remonta aos idos de 1859, quando Dona Ana das Dores, de passagem pela região, vinda de Jaraguá, teve um dos animais da tropa desaparecido.
Ao ser encontrado, o mesmo não saía do lugar. Em sua carga havia uma imagem de Sant´Anna.
Aquele fato foi, então, interpretado como um sinal e Ana das Dores decidiu doar a imagem à primeira capela construída no local.
A capela foi construída e fundada por Gomes de Souza Ramos, em 1871, iniciando-se ali o povoamento da região.
Em 1873 era criada a Freguesia de Sant´Anna. Mais adiante, em 1887, a Lei Provincial elevou a Freguesia à categoria de Vila.
Contudo, a instalação deu-se, somente, em 1892, sendo nomeado José da Silva Batista, o Zeca Batista, para ser o presidente da Junta Administrativa, cargo similar ao de Prefeito.
Em 1907, na data de 31 de julho, a Lei Provincial nº 320, assinada pelo Presidente da Província de Goyaz, Miguel da Rocha Lima elevou a Vila de Sant´Anna à categoria de Cidade, com a denominação Anápolis.
Por: Claudius Brito